Invicto sem Neymar, Santos vive contradição em aproveitamento

 

A vitória do Santos nesta quinta-feira, contra o Cerro Porteño, por 2 a 1, em Assunção, serviu não apenas para salvar a equipe da eliminação precoce na Copa Libertadores, mas também para confirmar uma contradição do time em 2011. Sem seu principal astro em campo, o clube alvinegro alcançou sua 12ª partida de invencibilidade e segue com aproveitamento de 83% dos pontos disputados.

O camisa 11 não esteve presente em 12 dos 23 embates santistas no ano e, com ele nos gramados, o Santos triunfou apenas três vezes. Além disso, foi derrotado em outras quatro e alcançou quatro empates, com média de 40% dos pontos obtidos.

Sem Neymar, os números são bastante convincentes. O time praiano venceu nove das 12 partidas, com outros três empates, e segue invicto sem a presença do maior ídolo de sua torcida na atualidade.

Para completar, o número de gols marcados sem Neymar em campo é maior que o dobro da quantidade de vezes que o Santos balançou as redes quando o camisa 11 marcou presença no estádio. São 31 gols sem ele, e outros 14 com o atacante em campo - destes, apenas quatro foram marcados pelo próprio Neymar.

O Santos começou a temporada com tudo, com a presença do técnico Adílson Batista no banco de reservas. Permaneceu invicto até a décima partida, mas sucumbiu frente ao seu maior rival, o Corinthians - já com o camisa 11 entre os titulares.

Nas primeiras partidas da temporada, Neymar esteve ausente pois defendeu a Seleção Brasileira Sub-20 que foi campeã sul-americana no Peru - competição em que o santista sagrou-se artilheiro, com nove tentos. Posteriormente, ficou de fora por compromissos com o time principal do Brasil e também por ganhar folga no período de Carnaval.

Na última quinta-feira, Neymar não entrou em campo contra o Cerro pois cumpria suspensão automática, devido ao cartão vermelho recebido contra o Colo Colo, na quarta passada. Na ocasião, o camisa 11 celebrou um gol com uma máscara e recebeu seu segundo amarelo na partida.

Confira os números do Santos com e sem Neymar:

Com Neymar: 

Jogos - 11 
Vitórias - 3 
Derrotas - 4 
Empates - 4 
Aproveitamento - 40% 
Gols - 14

Sem Neymar: 

Jogos - 12 
Vitórias - 9 
Derrotas - nenhuma 
Empates - 3 
Aproveitamento - 83% 
Gols - 31