Com uma das melhores temporadas de sua história, o Porto segue firme na briga pelo título da Liga Europa. Nesta quinta-feira, a equipe portuguesa derrotou o Spartak de Moscou por 5 a 2 na Rússia e carimbou sua classificação à semifinal do torneio europeu. Invicto e já campeão no Campeonato Português, segue 100% atuando fora de casa na competição europeia, tendo como única derrota um 1 a 0 contra o Sevilla em Portugal.
Na partida de ida, o Porto já havia vencido o Spartak, uma goleada por 5 a 1. Na semifinal, os portugueses enfrentarão o vencedor do duelo entre Villarreal e Twente. A equipe espanhola é favorita para avançar, uma vez que derrotou o time holandês no jogo de ida também por 5 a 1.
O jogo desta terça-feira contou com gols brasileiros. Hulk abriu placar para o Porto e viu Ari descontar para o Spartak. Cristian Rodriguez, Falcao García, Guarín e Ruben Micael também marcaram para os portugueses, enquanto Dzyuba fez um belo gol para o time da casa.
Precisando da improvável goleada, o Spartak veio a campo com uma postura ofensiva e pressionou o Porto em seu campo de defesa. A equipe portuguesa, porém, era quem criava mais perigo, apostando em jogadas de contra-ataque. E foi assim que, aos 27min, Hulk abriu o placar ao arrancar em direção à área e tocar na saída de Dykan.
Por mais que o Spartak continuasse com mais posse de bola, o Porto conseguiu seu segundo gol nos acréscimos do primeiro tempo. Hulk chutou de primeira de fora da área e Dykan espalmou para fora. Na cobrança do escanteio, Cristian Rodriguez cabeceou com qualidade e ampliou o marcador.
Depois do intervalo, o Porto fez seu terceiro gol logo no segundo minuto de jogo. Falcao García chutou cruzado e Dykan recebeu. No rebote, Guarín recebeu bola do atacante colombiano e finalizou com precisão, sem chances para o goleiro do Spartak. A melhor chance do time russo até então surgiu em cabeçada de Alex aos 5min, mas Hélton fez boa defesa.
A partida começou a ganhar tons de jogo festivo, com as defesas deixando espaço e gols saindo. Aos 6min, Dzyuba driblou a marcação do Porto e fez um lindo gol. Dois minutos depois, Falcao García fez seu gol ao completar de cabeça bola de Rodriguez.
O Spartak ainda faria seu segundo gol aos 27min, com o brasileiro Ari. A goleada, porém, só estaria completa aos 43min, quando Ruben Micael definiu o placar após rebote de chute de James Rodriguez.