Lauda diz que nova asa móvel é a ideia mais estúpida da Fórmula 1

PARIS - O tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda disse que a asa traseira móvel, uma das novidades promovidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a temporada 2011, foi a "ideia mais estúpida" que a categoria já implementou.

Em entrevista ao site alemão Sport1.de, o austríaco foi duro ao declarar que o momento de ultrapassar é para ser decidido exclusivamente pelos pilotos, não por luzes da FIA nos cockpits para mexer as asas dos carros para cima ou para baixo.

Segundo a prestigiada publicação germânica Auto Motor und Sport, as novas asas foram um fracasso, já que a maior parte das ultrapassagens no Grande Prêmio da Austrália, que abriu a temporada no último domingo, ocorreram sem a ajuda do sistema.

Questionado se a FIA abrirá mão da novidade em breve, Lauda disse que não sabe, mas que nunca a teria introduzido na Fórmula 1.

Charlie Whiting, delegado-técnico da FIA, declarou que o sistema será avaliado apenas depois do GP da China, o terceiro do calendário deste ano.