Neymar tem potencial para ser melhor do mundo, diz Ney Franco

SÃO PAULO - Alvo de clubes europeus desde que despontou no Santos, o atacante Neymar deve em breve lutar pelo título de melhor jogador do mundo, segundo o técnico das Seleções de base do Brasil, Ney Franco.

Os dois estiveram juntos na conquista do Sul-Americano Sub-20 deste ano, no Peru, e o atacante do Santos é nome certo no Mundial da categoria, bem como na Olimpíada de Londres de 2012 e, bem provável, na Copa América deste ano.

No último domingo, ele marcou os dois gols da vitória do Brasil sobre a Escócia, em amistoso realizado em Londres, na Inglaterra. "Ele, sem dúvida, é um grande talento e um jogador diferenciado", avaliou Ney Franco.

Ney acredita que, com mais um pouco de experiência e maturidade, Neymar poderá disputar o título de melhor do mundo da Fifa - que hoje pertence ao argentino Lionel Messi, mas que já foi concedido aos brasileiros Romário, Ronaldo, Rivaldo, Kaká e Ronaldinho.

"Avaliando, aos 22 ou 23 anos, ele vai ter um potencial enorme para ser considerado o melhor do mundo e estar na eleição que acontece todo o ano", disse o treinador.

Ele sugere um trabalho de reforço muscular no atleta do Santos para que ele possa enfrentar o vigor dos zagueiros e defensores adversários ao longo da promissora carreira. "Se não tiver nenhuma lesão, ele tem tudo para brilhar, porque está muito acima da média", analisou.

Ney Franco lamentou ainda o ato de racismo enfrentado pelo jogador no amistoso de domingo contra a Escócia. Uma banana foi lançada das arquibancadas no gramado e tinha como endereço o atacante brasileiro.

"Só podemos lamentar e repudiar atitudes como essa que em nada engrandecem um grande espetáculo que é o futebol. Ele é um menino maduro e bem orientado e sabe não se abalar", tranquilizou o técnico.

Ney Franco esteve acompanhando o desempenho do Brasil no Sul-Americano Sub-17, que está sendo disputado no Equador. Em 2012, ele será auxiliar de Mano Menezes na disputa dos Jogos Olímpicos de Londres.