Borges faz três gols e coloca Grêmio na final do 1º turno

Em uma tarde de grande inspiração e oportunismo, Borges garantiu ao Grêmio a chance de lutar pelo título do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. No Estádio Olímpico, o jogador marcou três gols para definir a vitória por 4 a 2 sobre o Cruzeiro-RS, pela semifinal da competição.

O Grêmio vai enfrentar na decisão o vencedor de Caxias e São José, que fazem a outra semifinal do primeiro turno. O resultado ainda serve para o time ganhar embalo de olho na Copa Libertadores, especialmente depois da derrota para o Junior Barranquilla. Será a primeira taça que Renato Gaúcho disputará como técnico do time gaúcho.

O Grêmio dominou amplamente o confronto contra o azarão porto-alegrense, e precisou de 33 minutos para abrir o placar no Olímpico. Gabriel invadiu a área e rolou para Borges chutar rasteiro, inaugurando o marcador. Pouco antes, o time tinha chegado bem em cobrança de falta de Fábio Rochemback e chute de Gabriel, que acertou a trave.

Já na segunda etapa, aos 10min, André Lima recebeu cruzamento dentro da área e ajeitou para Borges ampliar, com nova finalização rasteira. O Grêmio, que até então não havia se preocupado com o ataque do Cruzeiro-RS, levou um pequeno susto aos 12min: Jô desviou de cabeça um cruzamento para a área e diminuiu para a equipe visitante no Olímpico.

A reação cruzeirense, no entanto, não se concretizou. Borges baixou o ânimo dos rivais dois minutos mais tarde, ao ser derrubado na área e sofrer pênalti. O próprio atacante cobrou com perfeição para fazer seu terceiro gol na semifinal. O alto ritmo no Olímpico persistiu e o Cruzeiro voltou a diminuir, aos 19min, com cabeçada de Léo após cruzamento de Faísca.

As esperanças da equipe visitante diminuíram muito aos 32min, quando Alberto colocou a mão na bola e reclamou muito da marcação de falta. Acabou expulso pelo árbitro, deixando o Cruzeiro-RS com um homem a menos e já incapaz de evitar a eliminação na semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

Nos acréscimos, Junior Viçosa foi derrubado e o Grêmio conseguiu mais um pênalti. Borges se absteve da cobrança, depois de balançar as redes três vezes. Gabriel bateu e completou a vitória do tricolor diante de sua torcida.