Flamengo e Boavista decidem Taça Guanabara neste domingo

Flamengo e Boavista se enfrentam neste domingo, às 16h, no Engenhão, para decidir quem será o campeão da Taça Guanabara, primeiro turno do Carioca.

Maior vencedor do torneio, o rubro-negro tem na tradição de sua camisa e no talento de Ronaldinho Gaúcho e Leonardo Moura, além do jovem Guilherme Negueba, seus maiores trunfos na corrida pela taça. Já o Boavista orgulha-se de ter derrubado Fluminense e Vasco, outros gigantes do futebol carioca. Diante disto fica a pergunta: a partida de domingo tem favorito ?

No que depender do discurso dos jogadores do Flamengo, a resposta é não. Embora confiantes da qualidade do grupo, os atletas passaram a semana tentando afastar o chamado "oba-oba" e pregando a máxima de que o futebol é decidido dentro de campo. O meia Thiago Neves, contratado como um dos grandes reforços para esta temporada, chegou a dizer que o título não era obrigação.

"Não é obrigação vencer. Tem outro time querendo também. Sabemos que, por ser um grande contra uma equipe de menor expressão, a responsabilidade aumenta. Mas ela é dividida entre todos aqui. O Boavista não vai entregar nada de mão beijada. Precisamos mostrar que queremos ser campeões", disse o meia, que contou com o apoio do zagueiro David Braz.

"Não colocamos a ‘camisa na frente’. Eles fizeram uma boa campanha e merecem estar na final. O oba-oba é do torcedor. Aqui, vamos pensar só no jogo. Sabemos que precisamos fazer por onde para conquistar a Taça Guanabara", afirmou.

Se na Gávea a palavra de ordem é cautela, em Saquarema o discurso é outro. O técnico Alfredo Sampaio garante que o time não se intimidará com o fato de jogar contra um clube de maior tradição e promete manter a postura ofensiva que fez com que a equipe anotasse 17 gols na competição. Além disso, o treinador também descartou qualquer tipo de marcação individual.

"Nem o Ronaldinho, nem o Thiago Neves terão marcação individual. Não gosto disso. Se você concentra as atenções em um jogador, abre espaço para três. Nosso objetivo é jogar para frente. Essa é nossa característica e não vamos mudá-la", afirmou.

Tabu

O pequeno histórico de partidas entre os dois clubes ainda não registra derrotas do Flamengo. São cinco vitórias e um empate. Ao todo, a equipe rubro-negra marcou dez gols e levou apenas cinco. Resultados:

Flamengo 1 x 0 Boavista - Campeonato Estadual 04/02/2007

Flamengo 2 x 0 Boavista - Campeonato Estadual 20/01/2008

Flamengo 2 x 2 Boavista - Campeonato Estadual 11/02/2009

Flamengo 2 x 1 Boavista - Campeonato Estadual 07/02/2010

Flamengo 3 x 2 Boavista - Campeonato Estadual 06/02/2011

Último confronto

Com estádio lotado, Flamengo e Boavista enfrentaram o calor escaldante que castigava Macaé (Região dos Lagos) e protagonizaram um bom duelo pela sexta rodada da Taça Guanabara. O rubro-negro venceu por 3 a 2 com gols de Ronaldinho - que de pênalti marcou o seu primeiro com a camisa do Flamengo -, Deivid e Negueba. O argentino Frontini, duas vezes, descontou para a equipe de Saquarema.

O resultado garantiu o primeiro lugar do Grupo A e a classificação antecipada do Flamengo às semifinais da Taça Guanabara. O Boavista, por sua vez, caiu para a terceira posição na tabela e ficou dependendo de um tropeço do Resende, na última rodada, para poder avançar de fase.

Flamengo X Boavista

Árbitro : Marcelo de Lima Henrique

FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Welinton, David, Angelim; Maldonado, Willians, Renato, Thiago Neves, Ronaldinho; Deivid (Negueba). TÉC: Vanderlei Luxemburgo

BOAVISTA: Thiago, Bruno Costa, Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Júlio Cesar, Edu Pina, Leandro Chaves e Tony; André Luis e Frontini. TÉC: Alfredo Sampaio.