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Globo desiste de concorrência e diz que negociará separadamente

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Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira, a Rede Globo anunciou que não participará de nenhuma licitação para a negociação dos direitos de transmissão das edições de 2012, 2013 e 2014 do Campeonato Brasileiro. A emissora negociará diretamente com os clubes, de forma individual, para chegar a um consenso sobre os valores a serem pagos.

De acordo com o texto, as condições do modelo de licitação proposto pela carta-convite enviada pelo Clube dos 13 são "incompatíveis com a vocação da televisão aberta" e inviabilizam "qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos".

Confira o comunicado na íntegra

Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.

Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.

As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.

As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.

Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.

Central Globo de Comunicação

Rio de Janeiro, 25 de fevereiro de 2011

 

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