Em obras, Mineirão terá área externa demolida em março

 

Fechado para obras desde o ano passado, o Mineirão terá mais uma etapa de sua modernização iniciada nos próximos dias. Nesta sexta-feira, a Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) anunciou que no mês de março será realizado processo de demolição da área externa do estádio, que estará totalmente demarcada por 1.300 m de alambrado e 590 m de tapume.

A demolição do local representa o primeiro passo para a mais arrojada mudança no estádio, que será transformado em uma arena multiuso com a construção da esplanada e da passarela que ligará o Mineirão ao ginásio Mineirinho.

"Essa obra é crucial para que o Mineirão seja um negócio sustentável. Além de futebol, outras práticas esportivas e muitos eventos de lazer poderão ser realizados na área externa. A esplanada é um bom exemplo do legado que a Copa vai proporcionar aos mineiros", diz o secretário da Secopa, Sérgio Barroso.

A destruição da área externa é a terceira etapa da modernização do estádio, que inclui atividades de cadastramento topográfico e estudo fundamental para que o projeto arquitetônico se beneficie das características do terreno, segundo informa a assessoria da Secopa. Ainda de acordo com a entidade, o cadastramento vai propiciar um trabalho de qualidade, econômico e ambientalmente sustentável.

Em meio à colocação dos tapumes, também serão construídos canteiro de obras, refeitório, vestiário e um centro de convivência para os operários. Além disso, a elaboração de um cronograma de contratações de projetos e serviços também é previsto. Segundo informações da Secopa, "a execução da obra segue rigorosamente o cronograma previsto" até o momento.

Se a área externa está sendo totalmente reformulada, dentro do Mineirão, a arquibancada inferior, as cabines de imprensa, bares e escritórios já foram demolidos, o que equivale a cerca de 70% de toda a demolição na área interna. Atualmente, as cadeiras dos estádios estão sendo substituídas e serão doadas estádios do interior do Estado até o dia 20 de março, quando o processo será 100% concluído, segundo organizadores.

"O Mineirão será o estádio mais moderno do País e será o primeiro a ficar pronto em 31 de dezembro de 2012. A população de Minas está convidada para a grande festa de réveillon", ressalta Barroso.