ASSINE
search button

Semenya vence pela 1ª vez na África do Sul após retorno

Compartilhar

 

A sul-africana Caster Semenya, campeã mundial dos 800 metros, ganhou a primeira corrida em seu país depois de uma interrupção de 11 meses na carreira após uma investigação da Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) sobre seu gênero.

Semenya, 20 anos, cravou um tempo de 2min4s13 na distância de sua especialidade, no âmbito de uma competição organizada em Potchefstroom, cidade universitária no noroeste do país.

A atleta já venceu três corridas internacionais desde que voltou a competir, após ter recebido sinal verde da Iaaf para retornar às pistas.

Pouco antes de disputar a final dos 800 metros do Mundial de Berlim, que Semenya venceu, foi solicitada a intervenção dos especialistas médicos da Iaaf.

O caso da corredora estarreceu a África do Sul e chegou a alcançar uma dimensão política e racial em um país com um contexto muito particular devido à recente libertação do apartheid, há apenas 16 anos.