Sub-20: Brasil vence a Colômbia por 2 a 0

O volante Casemiro foi o personagem da vitória brasileira por 2 a 0 contra a Colômbia, na madrugada sesta sexta-feira, no Estádio Monumental de Unsa em Arequipa. O são-paulino abriu o placar da partida aos 2mim, mas deixou o campo depois de sentir mal-estar ainda no primeiro tempo da segunda partida brasileira na fase final do Sul-Americano Sub-20. Diego Maurício definiu o placar aos 43min do segundo tempo.

O resultado deixa o Brasil com seis pontos, isolado na liderança do hexagonal que classifica duas equipes para a Olimpíada de Londres, 2012. Mais do que isso, o time praticamente elimina a Colômbia, um dos times mais temidos por Ney Franco, da briga.

O jogo contra os colombianos, no entanto, mais uma vez foi complicado. A exemplo da primeira fase, Neymar foi bem marcado por Arias e teve poucas chances de gol. Na melhor delas, chutou na trave a chance do segundo gol.

Neste cenário, o meio-campista se destacou, participando da partida e comandado o meio-campo do Brasil que não estava em uma tarde inspirada. Os laterais Alex Sandro e Danilo também tiveram boa participação defensiva e ofensiva.

O Brasil volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta a Argentina, às 23h10 (de Brasília), também em Arequipa. Os colombianos enfrentam o Equador, Às 21h do mesmo dia.

O Brasil conseguiu um gol-relâmpago logo aos 2min. Em cobrança ensaiada de escanteio, Alex Sandro cruzou na cabeça de Casemiro, que apareceu por trás da zaga e completou para o gol. Foi o segundo gol do jogador na competição, sendo que o outro também foi contra os colombianos.

Com 1 a 0 no placar, a Colômbia partiu para o ataque mesmo sem contar com o meio-campista Cardona e o atacante Castillo, seus dois principais jogadores. E aos 20min, Andres Escobar deu um susto no Brasil ao invadir a grande área e chutar rasteiro. Gabriel defendeu com os pés.

O lance acordou o Brasil, que chegou ao ataque com perigo por duas vezes seguidas. Aos 23min, Oscar prendeu a bola pelo meio e chutou de fora da área. Andrés Mosquera espalmou para escanteio Na cobrança, Alex Sandro apareceu sozinho e cabeceou por cima do travessão.

O jogo seguia equilibrado até que Ney Franco precisou mexer na equipe. Com um mal-estar, Casemiro deixou o campo para a entrada do atacante Diego Maurício. O time ficou mais ofensivo e até o intervalo criou duas chances com o flamenguista, abafadas pelos colombianos.

Ney Franco optou por prender um pouco o time e colocou Zé Eduardo no lugar de Willian José no segundo tempo. O jogo ficou morno e a Colômbia levava perigo em ataques esporádicos, principalmente saindo dos pés de Cardona,que entrou ainda no primeiro tempo.

A partida ficou ainda mais perigosa para o Brasil com a entrada de Castillo no segundo tempo. Mas Neymar esteve perto de definir aos 25min. O santista recebeu de Oscar na área, driblaou o zagueiro e chutou cruzado, na saída do goleiro. A bola bateu na trave. No rebote, Oscar arrematou para fora.

Após alguns sustos, o Brasil decidiu a partida aos 43min. Diego Mauricio foi lançado na área pela direita e chutou forte, alto, sem chances para o goleiro. Um belo gol do atacante que colocou fim à esperança colombiana.