Minas Gerais promete Mineirão pronto para Réveillon-2013

 

O secretário Sérgio Barroso, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de Minas Gerais (Secopa), disse nesta terça-feira que o Estádio Mineirão estará pronto em 31 de dezembro de 2012, apesar de a Justiça ter suspendido, na semana passada, a realização de um pregão para a contratação de serviços de fiscalização das obras de modernização do estádio.

"Estaremos aqui para fazer uma bela festa de Réveillon para 64 mil pessoas. O Mineirão vai estar pronto e será o estádio mais bonito, o melhor e o inaugurado mais cedo (do País). Este atraso não vai atrapalhar o andamento das obras", disse.

Na última sexta-feira, a juíza da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquia de Belo Horizonte, Riza Aparecida Nery, suspendeu a realização do pregão presencial para a contratação de serviços técnicos de fiscalização das obras do Mineirão.

Na ação, o Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco) alegou que a natureza dos serviços, que é de fiscalização técnica, não pode ser escolhida levando em conta somente o preço. Para o órgão, a seleção da empresa deve acontecer pelo critério de melhor técnica e preço sobre risco de comprometer a qualidade da obra.

"Se a Justiça determinar que (a obra) não pode ser feita desta forma, vamos fazer de outra. O leilão vai existir", prometeu o secretário Barroso.

Segundo o secretário, a primeira e a segunda fase das obras já terminaram e, a partir de hoje, será iniciada a terceira e última etapa, que custará R$ 654 milhões. Dentre as obras previstas neste último passo, estão o revestimento dos arcos sobre as arquibancadas e a troca das cadeiras superiores e inferiores.

"Não tenho um percentual da obra pronta, mas ela está muito adiantada", comentou.

Barroso afirmou ainda que a expectativa do governo mineiro é a de que o Mineirão seja o palco da abertura da Copa do Mundo em 2014. "O Mineirão vai estar pronto já para o Campeonato Mineiro de 2013, Copa das Confederações (no mesmo ano) e, em 2014, nós (Minas Gerais) teremos todas as condições de estádios, de aeroportos e de mobilidade para receber o evento", garantiu.

Segundo o secretário, no próximo dia 21 de fevereiro será aberta a licitação para a expansão do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, que fica em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

"Este terminal vai estar pronto para a Copa do Mundo e a expectativa é a de que o Terminal 2 esteja também operando, pelo menos parcialmente, no Mundial", previu.

O Aeroporto de Confins recebe em média seis milhões de passageiros por ano e, com as obras, espera-se que, no mínimo, dobre a capacidade.