Barcelona bate Racing Santander e segue na ponta do Espanhol

 

Na primeira partida do returno do Campeonato Espanhol, o Barcelona não decepcionou e venceu o Racing Santander por 3 a 0, neste sábado no Camp Nou, e segue na liderança isolada da competição. Mais uma vez a equipe catalã contou com bela atuação do argentino Lionel Messi, que deu o passe para Pedro abrir o placar e marcou o segundo gol, de pênalti, ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, Iniesta ampliou.

Com o resultado, o Barcelona vai a 55 pontos - em 60 possíveis -, sete à frente do vice-líder Real Madrid, que enfrenta o Mallorca no domingo. Já o Racing Santander segue com 20 pontos, três à frente do Zaragoza, primeiro da zona da degola.

O jogo

O Barcelona entrou com o time quase completo, mesmo com a classificação para a semifinal da Copa do Rei, na qual enfrentará o lanterna do Espanhol, o Almería, na próxima quarta-feira. O único titular poupado foi o zagueiro Piqué, que começou a partida no banco e deu lugar a Abidal.

Logo na saída de jogo, o Racing tentou fazer certa pressão. No entanto, acabou cedendo rapidamente. Aos 2min, Messi tabelou com David Villa dentro da área, avançou pela esquerda e cruzou para Pedro, de cabeça, mandar para o gol e abrir o placar.

Nos minutos seguintes, o que se viu foi uma boa atuação do goleiro Toño, do Racing Santander. Primeiro, aos 28min, o goleiro tirou com o pé um chute de Messi e, no rebote, defendeu tentativa de Puyol. Três minutos depois, o arqueiro saiu bem nos pés de Adriano, que chegava na cara do gol, após passe do argentino.

Entretanto, o zagueiro Henrique cometeu pênalti em David Villa, aos 32min, e Toño nada pode fazer na cobrança de Messi: 2 a 0 para o Barcelona. Antes do intervalo, o goleiro ainda fez bela defesa em cobrança de falta do argentino, aos 41min.

No intervalo, o técnico Pep Guardiola resolveu dar um descanso ao capitão Puyol e colocou Piqué em seu lugar.

Empurrado pela torcida, e pouco pressionado pelo adversário, o Barcelona logo marcou o terceiro em uma boa triangulação. Aos 11min, David Villa recebeu na entrada da área, esperou a chegada dos companheiros e tocou para Pedro, que passou para Iniesta fuzilar as redes de Toño e definir o marcador.

Pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol, o Barcelona enfrenta o Hércules, fora de casa, no próximo sábado. O Racing Santander recebe o Valencia, no domingo.