ASSINE
search button

Há 28 anos morria Garrincha. Veja vídeo com momentos marcantes

Compartilhar

Há 28 anos, a morte do craque apelidado de “Alegria do povo” comoveu aos amantes do futebol.  Mané Garrincha marcou seu nome no futebol brasileiro com suas pernas tortas e seus dribles espetaculares. Em grande parte de sua carreira defendeu o Botafogo, clube pelo qual marcou 242 gols.  Pela Seleção Brasileira, o jogador foi de fundamental importância nas copas de 1958 e 1962.

Manoel Francisco dos Santos, como se chamava, sofria de alcoolismo e morreu aos 49 anos, vítima de uma cirrose hepática. Desde 1963, seu futebol já começava a sofrer com sua artrose no joelho. No final de sua carreira, Garrincha jogou pelo Corinthians (1966), pelo Flamengo (1969), pelo Olaria (1972) e chegou a disputar um amistoso pelo Vasco, partida na qual marcou um gol. 

O craque encantou o mundo com seu futebol-arte e foi tema de poemas e documentários. Entre os prêmios que ganhou se destacam o de craque do time das estrelas da Copa do Mundo Fifa em 1958 e 1962 e o de sétimo maior jogador do século XX pelo Grande Júri Fifa, no ano 2000. Em 2008 o Botafogo prestou também a sua homenagem, colocando no Estádio do Engenhão um busto de Garrincha. 

>> Veja o vídeo produzido pelo CPDoc JB sobre o craque