Xavi é eleito melhor meia de ligação do mundo pela 3ª vez

Xavi Hernández, do Barcelona, foi eleito nesta quinta-feira pela terceira vez o melhor meia de ligação do mundo pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), após a votação de 85 especialistas de todos os continentes.

O jogador catalão superou na eleição seus companheiros de equipe Andrés Iniesta (2º) e Lionel Messi (4º), assim como o uruguaio Diego Forlán (6º, Atlético de Madrid) e o português Cristiano Ronaldo (7º).

Xavi sofreu uma grande decepção na segunda-feira na cerimônia da Bola de Ouro da Fifa, em Zurique, ao ser superado na votação de melhor jogador do ano, onde chegava como finalista junto a Iniesta e Messi. O argentino terminou vencedor, apesar dos espanhóis partirem como favoritos.

Na última temporada, na qual Messi conquitou os prêmios individuais, Xavi já havia levado este prêmio da IFFHS de melhor meia de ligação, evitando mais vitórias do argentino.

"Xavi defendeu com sucesso seu título e foi eleito o melhor meia de ligação do mundo pela terceira vez consecutiva. Xavi, votado como a primeira ou segunda opção de 55 países, nunca havia somado tantos pontos na eleição anual", disse a IFFHS em um comunicado.

O volante do Barcelona viu-se respaldado pela boa temporada com seu clube, campeão em maio da Liga Espanhola, e sobretudo pela conquista da seleção espanhola, que se tornou campeã mundial na África do Sul-2010.