Imprensa europeia destaca apresentação de Ronaldinho

RIO - A festa que o Flamengo preparou para Ronaldinho na quarta-feira ganhou bastante destaque na imprensa esportiva da Europa, onde o meia-atacante atuou nos últimos dez anos. Termos como "Ronaldinhomania", "mar de torcedores", "tratamento de Deus" e "Carnaval" foram utilizados para definir a euforia dos 20 mil rubro-negros que receberam o astro na Gávea.

Na Espanha, o jornal madrileno Marca estampa o início da "Ronaldinhomania" no Flamengo e fala que o "craque brasileiro levou os torcedores (chamados de 'mengaos' pela publicação) à loucura". Já o concorrente As destaca que 20 mil pessoas "se vestiram de Ronaldinho" e chegaram a derrubar uma entrada da Gávea antes da apresentação.

Em Barcelona, onde o jogador viveu o auge da carreira, o Sport diz que a torcida do Flamengo recebeu Ronaldinho "como um Deus". Os rubro-negros "lotaram o campo do estádio do clube" para festejar o "negócio mais milionário da história do futebol brasileiro".

Os principais jornais da Inglaterra, país que poderia ter sido o destino do novo reforço do Flamengo (o Blackburn queria contratá-lo), também repercutiram a festa para o atleta. "Ronaldinho faz o Brasil enlouquecer", diz o Daily Mail, acrescentando que 20 mil fãs deram as boas-vindas ao "superstar". O diário ainda fala que cantores e dançarinas deram uma "atmosfera de Carnaval" ao evento na Gávea.

Já na Itália, a Gazzetta dello Sport dá grande destaque para a volta do craque ao Brasil, com uma extensa galeria de fotos da festa flamenguista. "Um mar de torcedores por Ronaldinho", escreve. Na França e na Alemanha, publicações esportivas também citaram a apresentação do novo camisa 10 rubro-negro.

Na América do Sul, o argentino Olé, famoso por alimentar a polêmica entre os "hermanos" e o Brasil, não ignorou o tema: "Ronaldinho é recebido por mais de 25 mil torcedores e antecipa o Carnaval", escreve o diário. "Música, fogos de artifício, papéis e milhões de bandeiras e milhares de pessoas festejando", descreve.

Após a grande festa de recepção, Ronaldinho deve seguir nesta quinta-feira para Londrina-PR, onde o grupo flamenguista está fazendo a pré-temporada.