Barcelona acerta maior patrocínio de camisas da história

Qatar Fundation pagará 30 milhões de euros por temporada para aparecer na camisa do clube catalão

MADRI - O Barcelona anunciou nesta sexta-feira que fechou acordo com a Qatar Fundation e receberá 30 milhões de euros (cerca de R$ 75 milhões) por temporada até 2016 para estampar o nome da fundação em sua tradicional camisa.

Desta forma, o clube catalão consegue o maior patrocínio de camiseta da história logo na primeira vez em que vende espaço de seu uniforme.

A cifra ultrapassa com folga o arquirrival Real Madrid, que ganha 20 milhões de euros (R$ 52 mi, aproximadamente) para estampar a marca da Bwin, casa de apostas esportivas, e outros gigantes do futebol europeu, como Milan e Manchester United.

O Barcelona sempre se orgulhou de não ter patrocínio na camisa. Até a oficialização do acordo nesta sexta-feira, o clube estampava apenas o Unicef na camisa e, inclusive, pagava 2 milhões de euros à fundação, ao invés de capitalizar com a parceria.

Para a imprensa catalã, contudo, o acerto com a Qatar Fundation não contraria a tradição do clube pelo fato de o novo patrocinador não se tratar de uma marca comercial.

O vice-presidente financeiro do Barcelona, Javier Faus, disse que o acordo consolida a agremiação como "marca líder indiscutível do mundo do futebol".