Após um ano "na estrada", Seleção pode jogar no Brasil em março

Após jogar toda a temporada 2010 longe do Brasil, a Seleção pode voltar a atuar em casa no começo do ano que vem. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda a possibilidade de disputar um ou dois amistosos em março diante dos torcedores. Os locais ainda não foram definidos.

A equipe treinada por Mano Menezes, que nesta quarta-feira perdeu para a Argentina por 1 a 0 no Catar, inicia 2011 no duelo contra a França, dia 9 de fevereiro, em Paris. Depois, a equipe tem duas datas Fifa em março (dias 25 e 29). A ideia é trazer o time para jogar no Brasil.

A CBF vai fazer o pedido à Fifa para saber se é possível a realização dos amistosos e se os clubes europeus estariam dispostos a ceder seus atletas. Em junho, o time joga mais duas vezes, e no mês seguinte disputa a Copa América na Argentina.

A última vez que o Brasil jogou um amistoso em casa foi em novembro de 2008, na goleada por 6 a 2 sobre Portugal, no Gama (DF). Em 2009, a Seleção jogou no Brasil quatro vezes pelas Eliminatórias, em Porto Alegre, Recife, Salvador e Campo Grande.

Na atual temporada, as 12 partidas foram disputadas no exterior: cinco na África do Sul durante a Copa do Mundo, além dos amistosos no Zimbábue, Tanzânia, Inglaterra duas vezes (Londres e Derby), Estados Unidos, Emirados Árabes e Catar.

Após o fracasso no Mundial, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, cobrou uma reaproximação entre a Seleção e os torcedores. A relação ficou desgastada com Dunga, que fechou demais o grupo e colecionou atritos com jornalistas e até com alguns fãs.