Corinthians é punido e perde mando de campo contra o Vasco

Faltando quatro partidas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Corinthians encontrou um problema para a reta final. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu a equipe paulista nesta terça-feira com a perda de um mando de campo por confusão no clássico com o Palmeiras. O time alviverde também foi punido, e precisará jogar duas partidas distante ao menos 100 km da cidade de São Paulo.

O próximo jogo do Corinthians no Pacaembu é no sábado, contra o Cruzeiro, mas o jogo está mantido, para não infrigir o estatuto do torcedor uma vez que a venda de ingressos já começou. Já o Palmeiras não receberá os confrontos contra Atlético-MG e Fluminense. O time alviverde estava recebendo suas partidas do Campeonato Brasileiro na Arena Barueri. Os dois clubes também foram punidos com multa de R$ 10 mil.

O Corinthians foi julgado pelo artigo 211 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que prevê "deixar de manter local com infra-estrutura necessária a assegurar a segurança", e pelo artigo 213, que indica "deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir o lançamento de objetos", conforme o artigo 213, sendo condenado em ambos.

Já o Palmeiras foi punido somente pelo artigo 213. No clássico paulista, disputado no dia 24 de outubro, torcedores palmeirenses arremessaram objetos em direção a corintianos e jornalistas, o que provocou a punição.

Com informações da agência Gazeta Press.