RECIFE - As obras de terraplanagem na área onde será construída a arena da Copa do Mundo de 2014 de Pernambuco começaram na quinta-feira. O estádio será erguido no município de São Lourenço da Mata, região metropolitana do Recife.
O início dos serviços de terraplanagem dependia de uma licença ambiental concedido pela Agência Pernambucana do Meio Ambiente (CPRH). O documento autorizando o início da execução do projeto foi expedido na última quarta. As máquinas já começaram a trabalhar no ponto onde será o centro do estádio. A licença ambiental definitiva deverá sair em dois meses.
Segundo o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Ricardo Leitão, para que as obras fossem executadas de forma mais acelerada, a CPRH optou por dividir a Licença de Instalação em várias partes. "Elas vão ser concedidas conforme a obra avançar. Essa primeira licença autoriza, por exemplo, o início da edificação e a explosão das rochas", afirmou Leitão.
A arena que será a sede pernambucana do Mundial tem 50 hectares e custará R$ 479 milhões. O projeto está sendo executado através de uma Parceria Público-Privada (PPP) e integra o projeto Cidade da Copa, que ocupará uma área total de 250 hectares.
Além do estádio, estão previstas também as construções de conjuntos habitacionais, centros comerciais, hotéis e outros investimentos privados que, somados, chegam a R$ 2 bilhões.