Petrobras vai investir R$ 250 milhões em esportes de alto rendimento

       SÃO PAULO - A Petrobras vai investir R$ 256 milhões em esportes de alto rendimento até 2014. Serão beneficiados 110 atletas e 86 profissionais técnicos em esportes como o boxe, remo, taekwondo e o levantamento de peso. Também serão feitos investimentos para a construção de centros de referência esportiva e para desenvolver atividades esportivas voltadas à educação.

O anúncio foi feito na capital paulista pelo presidente da petroleira, José Sergio Gabrielli, em uma cerimônia que contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Esporte, Orlando Silva.

O foco do projeto é a formação de atletas para competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. O presidente da Petrobras ressaltou, no entanto, que o programa não é destinado somente a melhorar o desempenho do esporte brasileiro. Segundo ele, os investimentos também serão voltados à educação. “Aumentará a capacidade de treinamento nas escolas”.

Orlando Silva defendeu a construção de “um modelo sustentável do desenvolvimento do esporte de alto rendimento, para que o Brasil possa entrar na elite esportiva”. Esse processo fará, segundo o ministro, com que o país tenha não só sucesso nas competições internacionais, mas também uma população mais saudável. O presidente Lula não discursou ou falou à imprensa durante o evento.