Fabiana Murer é indicada a Atleta do Ano

A saltadora brasileira Fabiana Murer está entre os indicados ao prêmio de Atleta do Ano, ao lado de outros nomes de peso do atletismo mundial, como o velocista americano Tyson Gay, recordista mundial dos 100m em 2010, e o saltador francês Teddy Tamgho, pupilo do cubano Iván Pedroso, segundo lista divulgada nesta terça-feira.

Atleta do salto com vara, Murer, de 29 anos, é a única latina entre os indicados ao prêmio concedido pela Federação Internacional de Atletismo, e cujo ganhador será anunciado em 21 de novembro.

Gay, de 28 anos, e que ganhou a Liga de Diamante, este ano, fez em agosto, passado, em Londres, na 12ª etapa do circuito, o tempo de 9 segundos e 78 centésimos, e por isto aparece como favorito entre os finalistas.

O especialista em salto triplo Tamgho, que se tornou o terceiro melhor saltador da história, ao estabelecer, em 12 de junho, em Nova York, a marca de 17,98 metros, além de bater um novo recorde mundial em pista (17,90m), também é candidato ao prêmio.

No entanto, sua temporada também foi marcada pelo fracasso no Campeonato da Europa, disputado em Barcelona, onde teve que se contentar com a terceira posição.

Outro candidato, seu compatriota Christophe Lemaitre, teve mais êxito na capital catalã, onde faturou o ouro nos 100m, 200m e no revezamento 4x100m.

Constam da lista de dez aspirantes quatro atletas americanos, contando com Gay (Christian Cantwell, arremesso de peso; Bernard Lagat, 3.000-5.000m, David Oliver, 110m com barreiras), sem deixar de lado o queniano David Rudisha, duas vezes recordista mundial nos 800m.

Completam a lista o norueguês Andreas Thorkildsen (lançamento de dardo), o australiano Steve Hooker (salto com vara) e o eritreu Zersenay Tadese (semi-maratona).

A americana Allyson Félix, que faturou a Liga de Diamante nos 200m e nos 400m, e a jamaicana Veronica Campbell (100m-200m) também são favoritas.

Estão em disputa, ainda, a queniana Milcah Cheywa (3000m com obstáculos), a etíope Meseret Defar (3.000m), a bielorrussa Nadezhda Ostapchuk (arremesso de peso), a cazaque Olga Rypakova (salto triplo), a britânica Jessica Ennis (heptatlo), a croata Blanka Vlasic (salto em altura) e a polonesa Anita Wlodarczyk (lançamento de martelo).