Temporal força adiamento de treino classificatório no Japão

Após mais de uma hora de indefinição por conta de um temporal, a organização do Grande Prêmio de Suzuka de Fórmula 1 anunciou que o treino classificatório da corrida, inicialmente programado para a madrugada deste sábado (horário de Brasília), será realizado apenas às 22h da noite de hoje, poucas horas antes da prova, programada para as 3h de domingo.

O clima definitivamente não contribuiu para as emoções da Fórmula 1 na pista japonesa neste início de sábado do país asiático. Depois de comprometer o terceiro treino livre, no qual apenas dois carros completaram volta, a chuva continuou forte e impediu que o treino classificatório começasse às 2h (de Brasília) como inicialmente previsto.

A partir daí, a organização adiou o início da atividade por meia hora em três ocasiões (para as 2h30, 3h) até confirmar o adiamento por volta das 3h20. "Não tem como a gente sair para a pista. Está pior do que no treino da manhã", reclamou Rubens Barrichello, brasileiro da Williams, em entrevista à TV Globo antes do adiamento do treino.

Esta não é a primeira vez que as condições climáticas forçam a alteração da programação da etapa japonesa de Fórmula 1. Em 2004, um tufão passou pela região de Suzuka no dia da classificação e levou ao adiamento da definição do grid de largada para o dia da corrida.