Red Bull domina primeiro treino no Japão; Hamilton bate

Com o alemão Sebastian Vettel como o mais rápido e o australiano Mark Webber na segunda posição, a equipe Red Bull dominou a primeira sessão de treinos livres para o GP do Japão, no circuito de Suzuka, na noite desta sexta-feira.

Vettel cravou 1min32s585, à frente de seu companheiro e líder do campeonato, com 1min32s633. Os dois pilotos tiveram boa vantagem para os rivais. Terceiro colocado da atividade, o polonês Robert Kubica, da Renault, marcou 1min33s129. Na sequência apareceu o alemão Adrian Sutil, da Force India, com 1min33s639.

Já pressionado pelos abandonos nos Grandes Prêmios da Itália e de Cingapura, o inglês Lewis Hamilton perdeu o controle de sua McLaren em uma curva e bateu na metade do treino desta sexta, quebrando a suspensão do carro. Ainda assim, o campeão mundial de 2008 foi o quinto mais rápido da sessão.

Em relação aos brasileiros, Rubens Barrichello, da Williams, foi o melhor colocado, com o sexto tempo. Felipe Massa, da Ferrari, ficou em 11º, duas posições à frente do colega de equipe, o espanhol Fernando Alonso. Já Brunno Senna, da Hispania, foi o penúltimo, logo atrás do belga Jerome D'Ambrosio, que substitui Lucas di Grassi na Virgin.

A segunda sessão de treinos livres no Japão está prevista para as 2h deste sábado (horário de Brasília) e terá acompanhamento em tempo real pelo Terra.