Nadal triunfa em primeira partida após título do Aberto dos EUA

O espanhol Rafael Nadal não teve trabalho para vencer nesta quinta-feira seu primeiro embate depois de conquistar o Aberto dos Estados Unidos de forma inédita. O tenista número 1 do mundo entrou em quadra pelo Torneio de Bangcoc e triunfou sobre o belga Ruben Bemelmans por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4.

Estreante na quadra rápida da capital tailandesa, uma vez que não pôde jogar no ano passado por causa de lesões no joelho e no abdômen, Nadal mostrou evolução no saque, conseguindo 91% de aproveitamento em pontos disputados com o primeiro serviço. Sem ter sido ameaçado sequer uma vez sacando, o espanhol apenas jogou para a vitória.

Diante de um rival de ranking muito menor (Bemelmans é o atual 195º colocado da relação da ATP) e visivelmente nervoso no início, o espanhol fechou a primeira parcial em menos de meia hora. No segundo set, o belga ofereceu mais resistência, mas não impediu o revés após 1h11min de jogo.

"Nunca é fácil em uma partida de estreia. Eu tive alguns dias de descanso depois do Aberto dos EUA, mas eu acho que estou jogando bem. Estou feliz com a minha partida. Bemelmans jogou bem em alguns momentos e o segundo set não foi fácil. É importante começar com uma vitória", disse o espanhol, que conquistou a 60ª vitória na temporada, sua melhor marca pessoal.

Após a partida, o tenista ainda se encontrou com o primeiro ministro da Tailândia, Abhisit Vejjajiva, e o presenteou com uma raquete e uma camisa. "Para mim, foi uma honra me encontrar com o primeiro ministro e eu gostaria de agradecê-lo por ter vindo assistir à partida", concluiu Nadal, que não deve ter grandes dificuldades nas próximas rodadas.

Com a queda de Juan Martín Del Potro e Fernando Verdasco, o canhoto de Mallorca vai enfrentar Mikhail Kukushkin nas quartas de final. Mais cedo, o russo eliminou o belga Olivier Rochus, por 2 sets a 1, parciais 6/4, 5/7 e 6/3. O maior desafio de Nadal seria na final, quando pode encontrar o austríaco Jurgen Melzer.