Quatro atletas da Seleção Brasileira de Canoagem estão participando de um período de aclimatação e treinos em altitude visando ao melhor rendimento para a seletiva dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, que ocorrerá dentro do Campeonato Pan-americano da modalidade. Nivalter Santos, Wladimir Moreno, Ronílson Oliveira e Erlon Souza viajaram com o técnico Pedro Sena para a Cidade do México, nesta terça-feira, dia 21, para se preparar para a competição, que será realizada entre os dias 08 e 10 de outubro na mesma cidade.
Com o apoio do Departamento de Ciência do Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), através do Programa de Suporte Científico as Confederações, os canoístas treinarão durante 16 dias na Pista Virgílio Uribe, onde aconteceram as provas de remo e canoagem dos Jogos Olímpicos México 1968, em Xochimilco. Antes e após a viagem, os atletas passam por exames médicos, análises fisiológicas e avaliações fisioterápicas e bioquímicas, com o objetivo de serem monitorados para orientação, controle e planejamento dos treinamentos.
"Com o desenvolvimento que está ocorrendo na canoagem brasileira e após a conquista de resultados importantes nas últimas competições, esperamos buscar excelentes resultados no Campeonato e a classificação para Guadalajara 2011. O treinamento em Xochimilco será de suma importância e trará bastante experiência para competirmos contra grandes potências da modalidade como Estados Unidos, Canadá, Cuba e México", afirmou o técnico Pedro Sena.
Os resultados expressivos a que Pedro se refere são as medalhas conquistadas recentemente como, por exemplo, os ouros de Nivalter na Copa do Mundo do ano passado, na Hungria, e no Mundial Universitário, este ano, na Polônia; os bronzes com a dupla Erlon e Ronílson (no C2 200m) na Copa do Mundo 2010, na Alemanha, e com a dupla Camila Conceição e Luciana Costa no Campeonato Mundial 2010, na também Polônia, entre outros.
João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), mostra a importância da experiência que os atletas vão adquirir antes de competir. "O treinamento em altitude no México será fundamental para os canoístas, já que eles vão competir acima do nível do mar. Vamos em busca de conquistar o máximo de vagas para os Jogos Pan-americanos".