EUA derrotam Turquia por 81-64 e vencem seu quarto Mundial

Agência AFP

ISTAMBUL - Os Estados Unidos confirmaram os prognósticos e se proclamaram campeões mundiais de basquete, pela quarta vez na história, com uma brilhante vitória diante da anfitriã Turquia (81-64), neste domingo em Istambul, com uma boa atuação de Kevin Durant.

O jovem talento dos Oklahoma City, de apenas 21 anos, foi novamente o líder do time, respondendo com arremessos de três pontos e um forte compromisso na defesa quando a equipe precisou, confirmando também sua efetividade, sendo o maior pontuador da partida, com 28 pontos.

O prêmio de Turquia-2010 soma-se assim a Brasil-1954, Espanha-1986 e Canadá-1994, as edições em que os EUA foram campeões.

A jovem equipe de Mike Kryzewski, que chegou ao torneio com o estigma de ser considerada uma "equipe B" pela ausência das principais estrelas americanas, conseguiu pôr fim a um jejum de 16 anos nesse torneio, desde que o "Dream Team 2" de Shaquille O'Neal venceu em Toronto.

Para o time local, este Mundial representou o maior êxito da história de seu basquete, superando a prata do Europeu de 2001, onde também perdeu na final diante de seu público de Istambul, na ocasião diante da Iugoslávia (78-69) de Predag Stojakovic.