Blatter: Argentina e Espanha mostraram melhor futebol na Copa

Portal Terra

S O PAULO - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, fez um balanço positivo das participações de Espanha e Argentina na última Copa do Mundo. Em entrevista publicada nesta quinta-feira no site da entidade, Blatter disse que o título espanhol na África do Sul foi "merecido", e lembra que o resultado do torneio cumpre com uma expectativa de um campeão inédito - ainda que não de um novo continente, como era esperado.

"Acredito que o título espanhol seja merecido. Ao lado da Argentina, foi a seleção que, na minha opinião, exibiu o melhor futebol. Além disso, é uma equipe jovem, como também a da Alemanha, terceira colocada, e a de Gana. É um bom sinal", disse o dirigente, que lamentou apenas a falta de ineditismo em relação a africanos e asiáticos.

"Nós esperávamos um novo campeão depois de algumas edições da Copa do Mundo. Esperávamos, de certo modo, que esse campeão viesse também de um novo continente. A Coreia do Sul chegou perto disso em 2002 pela Ásia. Desta vez, faltaram dois centímetros para que os ganeses chegassem à semifinal", lembrou.

Além da avaliação positiva, o dirigente máximo do futebol mundial disse que o futebol bonito da Copa chamou sua atenção. Segundo ele, algumas equipes procuraram a vitória, e deixaram o espetáculo nos estádio sul-africanos mais vistoso.

"Vi coisas realmente bonitas. O futebol tornou-se altamente estratégico, as equipes movem-se em bloco. É bonito de se ver. Não é só uma questão simples de 'ataque e defesa'", explicou.