Milan e Real caem no mesmo grupo e Inter terá desafio na Champions

Agência AFP

MÔNACO - O campeão europeu Inter de Milão ficou em um grupo razoável na próxima Liga dos Campeões após o sorteio realizado nesta quinta-feira em Mônaco, com os alemães do Werder Bremen e os ingleses do Tottenham, duas equipes complicadas, enquanto o Twente da Holanda surge como o adversário teoricamente mais fraco do grupo A.

Outro favorito ao título, o Barcelona terá uma vida aparentemente traquila no grupo D, com Panathinaikos (Grécia), Copenhague (Dinamarca) e Rubin Kazan (Rússia). Com isso, a equipe de Messi e de vários jogadores campeões mundiais provavelmente terá tempo para ganhar ritmo durante a competição jogando contra times sem grande expressão.

Os arquirrivais de Inter e Barça, Real Madrid e Milan, estão no grupo G, que se anuncia como o mais difícil, integrado também por Ajax, da Holanda, e Auxerre, da França.

O Manchester United também não deverá ter vida fácil no C. Caiu na chave do Valência, terceiro e último representante espanhol na Champions, e dos escoceses do Glasgow Rangers e do Bursaspor, da Turquia.

O atual vice-campeão Bayern de Munique teve sorte, pois apenas o Roma surge como ameaça no grupo E, completado pelo suíço Basel e pelo romeno Cluj.

"Poderia ter sido muito pior, mas precisamos estar concentrados durante toda a fase de grupos para chegar às oitavas. Gostei deste grupo porque não passaremos muitas horas em aviões", disse o técnico holandês dos bávaros, Louis van Gaal.

No grupo F, o Chelsea, finalista do torneio em 2008, terá que suar para conquistar uma vaga nas oitavas de final. Com Carlo Ancelotti, campeão da Champions com o Milan em 2007, os 'Blues' têm pela frente o campeão francês Olympique de Marselha, o russo Spartak de Moscou e o eslovaco Zilina, que deverá ficar na lanterna.

O rival londrino do Chelsea, Arsenal, está no grupo H e também terá uma vida complicada, pois enfrentará o Shakhtar Donetsk ucraniano, o Partizan Belgrado sérvio e a surpreendente legião brasileira do Sporting Braga, de Portugal, que eliminou o Sevilla.

Por fim, no grupo B, o Lyon encara o campeão português Benfica e o vice-campeão alemão Schalke 04, com o ex-Real Madrid Raúl, enquanto o Hapoel Tel Aviv israelense terá que surpreender para avançar.

As seis rodadas da primeira fase serão disputadas entre terça-feira, 14 de setembro, e quarta-feira, 8 de dezembro.

Os dois primeiros de cada grupo avançam para as oitavas, enquanto o terceiro 'cai' para a Liga Europa.

A grande final será disputada no sábado, 28 de maio, no novo estádio de Wembley.

Grupos da Liga dos Campeões da Europa:

GrA: Inter de Milão (ITA), Werder Bremen (ALE), Tottenham (ING), Twente (HOL)

Gr.B: Lyon (FRA), Benfica (POR), Schalke 04 (ALE), Hapoël Tel Aviv (ISR)

GrC: Manchester Utd (ING), Valência (ESP), Glasgow Rangers (ESC), Bursaspor (TUR)

Gr. D: Barcelona (ESP), Panathinaikos (GRE), Copenhague (DIN), Kazan (RUS)

Gr.E: Bayern de Munique (ALE), Roma (ITA), Basel (SUI), Cluj (ROM)

Gr.F: Chelsea (ING), Olymp. Marselha (FRA), S. Moscou (RUS), Zilina (ESQ)

GrG: Milan (ITA), Real Madrid (ESP), Ajax (HOL), Auxerre (FRA)

Gr.H: Arsenal (ING), Shakhtar Donetsk (UCR), Braga (POR), P. Belgrado (SRB)