ASSINE
search button

FIA dá ultimato e agenda inspeção em autódromo sul-coreano

Compartilhar

Portal Terra

S O PAULO - Diante do atraso nas obras que ameaçam a realização do Grande Prêmio da Coreia do Sul de Fórmula 1, a FIA tomou uma atitude e agendou uma inspeção final para avaliar se o circuito de Yeongam terão ou não condições de receber a prova no dia 24 de outubro. De acordo com informações do site ESPN F1, o órgão regulador irá observar o traçado asiático e a evolução das obras no dia 21 de setembro.

Até lá, os sul-coreanos devem acelerar as construções e adaptações para não correrem o risco de perderem a 17ª e antepenúltima etapa do Mundial, que antecede os GPs do Brasil e Emirados Árabes. De acordo com o Código Desportivo Internacional, a FIA já deveria ter aprovado ou rejeitado o novo circuito em inspeção marcada para o final de julho. O atual regulamento pede que as visitas sejam realizadas até 90 dias antes da prova.

No entanto, conforme noticia a publicação nesta sexta-feira, o mau tempo na região do autódromo prejudicou o andamento das obras e motivou os dirigentes a dar mais tempo para completar as reformas, além de adiar a inspeção final a ser realizada por Charlie Whiting, diretor da FIA. Porém, um primeiro teste no traçado deve ocorrer já neste final de semana, quando o indiano Karun Chandhok será o primeiro piloto a rodar no circuito de demonstração com um carro da Red Bull.

Apesar de organizadores do evento insistirem que o local está "90% pronto", um porta-voz da entidade que esteve presente em Yeongam admitiu que ainda há "muito trabalho que precisa ser feito". Dependendo do que for apresentado no dia 21 de setembro, a FIA pode também excluir a Coreia do Sul do calendário do ano que vem.