Fabiana Murer salta em Rieti para vencer e se divertir

JB Online

S O PAULO - Depois do título da Diamond League no salto com vara, conquistado no último dia 19, em Zurique, na Suíça, Fabiana Murer se prepara para mais uma competição. Neste domingo (29/8), a saltadora disputa o GP de Rieti, na Itália, torneio da série World Challenge da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) para se divertir. O salto com vara terá início às 12 horas (horário de Brasília).

Na plateia, uma torcedora ilustre: a russa Yelena Isinbayeva, recordista mundial da prova, vai a Rieti prestigiar a amiga Fabiana e o 40º aniversário da competição. Isinbayeva e Serguei Bubka, os dois recordistas mundiais do salto com vara, estarão na tribuna de honra.

"Claro que o objetivo é ganhar em Rieti", garante Fabiana. "Mas também me divertir, relaxar um pouco depois de toda a tensão da disputa da Diamond League. Além disso, acredito que ainda é possível saltar 4,90 m. Posso tentar, já que tenho mais duas competições aqui na Europa: Rieti e a Copa Continental Split (4/9). Estou bem tecnicamente para buscar esse resultado", diz.

Fabiana e o técnico Elson Miranda estão em Fórmia, no centro de treinamento de Vitaly Petrov, técnico de Isinbayeva. Os brasileiros seguem para Rieti neste sábado (28), tendo a recordista mundial como companheira de viagem.

"A Yelena chegou na terça à noite (24/8). Já conversamos e ela achou lindo meu troféu da Diamond League", conta Fabiana. Isinbayeva estava em Cingapura para a Olimpíada da Juventude. "Falamos sobre como é duro aguentar toda a pressão durante o circuito da competição. Eu disse que tinha uma ideia de como era difícil, mas este ano vivi isso de perto." Isinbayeva passou 2010 descansando das competições e deve voltar a saltar em fevereiro de 2011.

Fabiana conta que a comemoração pela conquista da Diamond League durou pouco. "Foi só à noite, depois da competição. No dia seguinte já tive treino, pois preciso me manter em forma."

A atleta diz que recebeu parabéns de vários amigos no Brasil, incluindo a companheira de treinos Sara Santos, e de sua amiga polonesa, a saltadora Monika Pyrek, que está sempre nas competições na Europa. "Este ano, a Monika encerrou a temporada cedo. Saltou em Eugene e no Campeonato Polonês e parou."

O GP de Rieti (29/8) e a Copa Continental Split (4/9), na Croácia, encerram a campanha de Fabiana na Europa em 2010. Fabiana fechará a temporada no País, em setembro, defendendo o Clube de Atletismo BM&FBOVESPA no Troféu Brasil, na nova pista do Centro Olímpico, em São Paulo.