Campeonato espanhol começa com Barça e Real Madrid como favoritos

Agência AFP

MADRI - A Liga espanhola começa no fim de semana, com o status de país campeão do mundo após o título da 'Fúria' na Copa da África do Sul-2010. O Barcelona, reforçado com David Villa, e o Real Madrid de José Mourinho, são os dois grandes favoritos, jogando fora de casa.

O Real Madrid viaja a Mallorca, enquanto o Barça vai a Santander.

Na temporada passada, o campeonato espanhol foi uma luta entre os dois gigantes, vencida pelo Barcelona, com 99 pontos, três a mais que o Real Madrid e 28 a mais que o Valencia, o terceiro colocado.

E tudo aponta a que a Liga 2010/2011 pode ser uma repetição do duelo, já que as duas equipes se reforçaram para a temporada.

O Barça contratou David Villa, que estava no Valencia, e anunciou nesta sexta-feira a vinda do argentino Javier Mascherano, enquanto o Real Madrid, sob o comando de Mourinho, se reforçou com os alemães Mesut Özil e Sami Khedira, além do português Ricardo Carvalho.

Os dois clubes apostam na manutenção da base, com Daniel Alves, Xavi, Iniesta e Messi, no Barcelona; Cristiano Ronaldo, Higuaín e Kaká (ainda lesionado), no time da capital.

Além das equipes fortes, Real e Barça são beneficiados pelo momento incerto dos outros clubes.

O Valencia, afundado em dívidas, vendeu suas principais estrelas e aposta em jogadores espanhóis, como Roberto Soldado, Aritz Aduritz e Juan Manuel Mata.

O Sevilla, que perdeu o brasileiro Adriano para o Barça, mostrou a fragilidade ao ser eliminado da Liga dos Campeões pelo Braga de Portugal.

Já o Atlético de Madrid, que conta com o uruguaio Diego Forlán, eleito melhor jogador da última Copa do Mundo, contratou o brasileiro Filipe Luis e sonha com mais regularidade: na temporada passada, apesar do título da Liga Europa, o time foi apenas o nono colocado no campeonato nacional.