ASSINE
search button

Brasil estreia no Mundial de judô nesta quarta-feira

Compartilhar

JB Online

TÓQUIO - O judô brasileiro será representado por 17 judocas no maior Campeonato Mundial Sênior de todos os tempos. São esperados em Tóquio, de 9 a 13 de setembro, 792 atletas de 101 países. E os primeiros a pisar no tatame do Ginásio Nacional de Yoyogi são os pesos pesados Rafael Silva, Walter Santos, Maria Suellen Altheman e os meio-pesados Luciano Correa e Mayra Aguiar. Para o Brasil a competição começa no dia 8 às 22h de Brasília (10h do dia 9 de setembro no Japão).

Já vivi todas as experiências em um Mundial: fui bronze, fui campeão e voltei de mão vazia. Essa bagagem me deixa mais tranquilo para lutar , diz Luciano Correa, que ficou em terceiro lugar na sua estreia em mundiais, em 2005 no Cairo e venceu em 2007 no Rio de Janeiro. Do Mundial de Roterdã em 2009 para cá investi bastante na parte técnica, sem descuidar do físico que sempre foi meu trunfo , afirma o judoca brasiliense, atleta do Minas Tênis Clube.

A experiência de Luciano e seus quatro mundiais contrasta com o novato Rafael Silva, recém saído do time júnior e um dos representantes do Brasil entre os peso pesados ao lado de Walter Santos (esteve no Mundial 2005).

Vou encarar esse Mundial como um Grand Slam mais cheio , decreta Rafael, 23 anos, ouro nos Jogos Pan-Americanos 2010 e na Copa do Mundo de Madrid, além de prata na Copa do Mundo de São Paulo também este ano. O clima está ficando pesado , brinca o atleta do Pinheiros/SP, 24º do ranking mundial, referindo-se ao fato de encontrar diariamente no hotel seus adversários na categoria. Walter Santos, da Sogipa/RS, é o 21° do ranking.

Mas é da convivência com atletas consagrados como Luciano Correa, Flávio Canto, Tiago Camilo e Leandro Guilheiro que os novatos se inspiram. Converso muito com eles esses dias , reconhece Rafael, animado pelo fato de lutar no Japão, o berço do judô mundial.

Sempre que posso ouço a experiência da Rosi (Rosicleia Campos, técnica do feminino) e do Honorato (Carlos Honorato, medalhista olímpico e mundial e seu namorado) , diz a outra estreante do dia, Maria Suellen Altheman, 22 anos e medalhista de prata no Grand Slam do Rio de Janeiro 2010. Honorato sempre fala para, na hora da luta, eu só me preocupar comigo e confiar que sou melhor , conta a 15ª colocada do ranking mundial, atleta da Associação de Judô Rogério Sampaio/SP.

Prata (2008) e bronze (2009) no Campeonato Mundial Júnior, a gaúcha Mayra Aguiar volta ao Mundial Sênior depois de ficar afastada por cirurgia no joelho entre 2008 e 2009. Seu último foi no Rio 2007. Mudou muita coisa de lá para cá: as regras do esporte, a minha categoria... acho que todas as mudanças foram para melhor , diz a judoca da Sogipa/RS, bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro e ouro na Copa do Mundo de Budapeste, ambas em 2010, já na categoria até 78kg. Mayra ocupa a 14a colocação no ranking mundial.