Abel e Luxemburgo são favoritos para assumir o Flamengo

Rodrigo Viga, Portal Terra

RIO DE JANEIRO - Abel Braga e Vanderlei Luxemburgo são os nomes mais cotados para o cargo de treinador do Flamengo, que está vago após reunião, nesta sexta-feira, na qual ficou definida a saída de Rogério Lourenço. No momento, a equipe carioca ocupa a 10ª posição do Brasileiro e tem o segundo pior ataque da competição (13 gols em 16 jogos).

Durante a última partida de Lourenço no cargo, o empate em 0 a 0 contra o Atlético-MG, no Maracanã, os flamenguistas pediram a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, do time adversário. O treinador, porém, descartou, em seu Twitter oficial, mudar de clube no momento.

A esperança da diretoria rubro-negra reside no fato do técnico atleticano ter admitido, em entrevista coletiva na última quinta-feira, que torce para o Flamengo e tem bom contato com Zico.

Além de Luxemburgo, outro nome cotado para o cargo é o de Abel Braga, atualmente Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, que teve passagem pela Gávea no conturbado ano de 2004.

O treinador a ser anunciado, no entanto, não deve assumir o Flamengo a tempo de comandar o time no jogo do próximo domingo, contra o Guarani, às 16h (horário de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa.

Comunicado de Rogério Lourenço

Em nota oficial o técnico Rogério Lourenço agradeceu ao apoio recebido pela diretoria rubro-negra nos quatro meses em que esteve no comando do time do Flamengo, principalmente do diretor executivo de futebol, Zico, da presidente Patrícia Amorim e do vice-presidente de futebol, Vinícius França.

Rogério Lourenço ressalta ainda a importância de ter sido o escolhido para começar o projeto de reformulação do clube. O técnico aproveitou também para elogiar o comportamento e comprometimento do grupo de jogadores no período em que dirigiu a equipe e voltou a afirmar que acredita no potencial do elenco:

- Mesmo com as dificuldades enfrentadas com a saída de jogadores importantes e com a contratação de reforços, acredito que meu trabalho foi positivo para o Flamengo. Tenho a convicção de que estávamos no caminho certo, mas deixo o cargo sem mágoas, sem rancor e gostaria de agradecer pela oportunidade de fazer parte do projeto de reconstrução do Flamengo. Confio no grupo de jogadores, desejo sorte a todos e tenho certeza de que eles darão alegrias à torcida em breve disse o ex-treinador rubro-negro.

O técnico Rogério assumiu o cargo de comandante rubro-negro em abril deste ano, nas oitavas-de-final da Taça Libertadores. Seu primeiro desafio foi num confronto com Corinthians, no dia 28 de abril, e o time rubro-negro venceu por 1 a 0, no Maracanã, com um gol de Adriano. Rogério comandou a equipe em 20 jogos sendo esses pela Libertadores e pelo Campeonato Brasileiro. Teve sete vitórias, seis empates e sete derrotas. Nesse momento, o Flamengo tem a terceira melhor defesa do Campeonato Brasileiro, com 12 gols sofridos, e ocupa a 10ª posição, três pontos atrás do Santos, quarto colocado.