JB Online
RIO - São Paulo ainda não tem representante para sediar a Copa do Mundo de 2014. O Morumbi foi descartado pelo Comitê Organizador e agora o Pacaembu está na mira dos organizadores. O estádio já tem um projeto pronto para ser executado que atende às exigências da Fifa. As informações são do jornla Folha de S. Paulo.
Além da reforma geral do estádio, outra adaptação seria o rebaixamento do gramado para construção de mais um anel de arquibancadas. Com a mudança o estádio passaria a ter capacidade para 65 mil torcedores, número mínimo exigido pela Fifa para a abertura da Copa. O projeto também prevê a construção de um estacionamento com capacidade para 5000 carros e dois túneis laterais ao estádio. O gasto total seria de R$500 milhões.
O impasse surge no momento de escolher quem vai arcar com o pagamento das empreiteiras. O dinheiro teria que ser desembolsado pela Prefeitura porque a arena pertence ao município de São Paulo. Mas o prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, e o governador do estado, Alberto Goldman já declararam que não vão aplicar dinheiro público na construção - ou adaptação - de estádios. A iniciativa privada teria quer arcar com os custos.
Além do Pacaembu, a futura Arena Palestra Itália, que será construída em Pirituba, também está na corrida para sediar a abertura dos jogos. A preferência dos governos municipal e estadual ainda é o Morumbi. Para o presidente Lula, o importante é que o estado de São Paulo - o maior e mais importante do país - consiga um estádio para sediar a Copa do Mundo do Brasil, independente de qual seja.