Fla: alto número de passes errados mostra que time tenta criar jogadas

JB Online

RIO - O Flamengo é a equipe que mais errou passes no Campeonato Brasileiro: 524. No entanto, para o técnico Rogério Lourenço, este dado não deve ser analisado com pessimismo. O treinador rubro-negro prefere ver as estatísticas pelo lado positivo, ou seja, de que o time vem tentando criar as jogadas e vem obtendo maior posse de bola do que os adversários.

O comandante não minimiza a importância de se acertar passes, mas alerta também que um passe errado, as vezes, pode ser fruto de uma tentativa de jogada mais ousada e ressalta que a equipe que mais tenta, tende também a errar mais.

"Isso prova que estamos tentando, e como temos jogadores de muita qualidade, como Leo Moura, Juan e Petkovic, muitas vezes eles erram passes um pouco mais difíceis, tentando jogadas que podem deixar um companheiro na cara do gol. Por exemplo, não querendo desmerecer o Gilberto Silva, mas em um dado momento, ele foi o melhor passador da Copa do Mundo. Mas você tem que ver o tipo de passe também. Eram passes para o lado, em saída de bola. Ou seja, essa estatística pode nos enganar muito", analisou.

O treinador, no entanto, reconhece que sua equipe precisa trabalhar mais este fundamento, mas não apenas com os jogadores que dão os passes, como também com os que os recebem.

"O erro de passe nem sempre é culpa de quem toca. Se não houver movimentação e domínio de quem recebe a bola, vai acontecer o erro da mesma forma. O passe é o fundamento mais importante do futebol e você tem sempre que estar trabalhando para melhorar. Conosco não é diferente", completou.

Site do Fla