Delegação brasileira nos Jogos da CPLP conquista 20 medalhas

Agência Brasil

MAPUTO - A delegação que representou o Brasil na sétima edição dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) encerrou sua participação nas competições somando 20 medalhas nas três modalidades que disputou. Foram 18 no atletismo convencional e adaptado, além de segundos lugares no handebol feminino e basquete masculino. O número de medalhas ainda pode ser alterado até a publicação oficial dos resultados finais.

Os jogos terminaram neste sábado. Foram 10 dias de competições em seis diferentes modalidades, todas disputadas na cidade de Maputo, capital de Moçambique. Além de Brasil e dos anfitriões moçambicanos, também participaram competidores dos demais países integrantes da CPLP: Angola, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Portugal. Eles disputaram medalhas em seis modalidades: atletismo, handebol feminino, basquetebol masculino, vôlei de praia masculino e feminino, tênis masculino e feminino e futebol masculino.

Por força do regulamento, os competidores tinham até 16 anos. Nos esportes coletivos, o Brasil veio representado pelas equipes vencedoras das Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2009. No handebol, o Colégio Anglo Líder de Recife, no basquete, com os garotos do Colégio Pessoa, de Franca, no interior paulista, e no atletismo, foram os melhores no ranking da categoria.

No atletismo, o Brasil ganhou medalhas em praticamente todas as disputas. Foram 18 no total, fazendo com que o país terminasse em primeiro lugar por equipe no masculino, no feminino e no geral.

Nos dois esportes coletivos que disputou, o Brasil terminou em segundo lugar. No basquete masculino, perdeu apenas na última rodada para a seleção de Guiné- Bissau, por 13 pontos de diferença.

No handebol feminino, o Brasil perdeu apenas para Portugal, o que deixou a equipe também com a medalha de prata.

A próxima edição dos Jogos da CPLP será em Portugal, em 2012.