Atlético-PR bate Flamengo em casa e deixa zona da degola

JB Online

CURITIBA - Atlético-PR e Flamengo se enfrentaram neste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, e a equipe da casa levou a melhor, vencendo por 1 a 0, gol de Manoel. O resultado tira o time paranaense da zona de rebaixamento e deixa o clube carioca na zona de classificação à Copa Sul-Americana.

Em uma partida truncada, as duas equipes rubro-negras começaram nervosas. O time da casa foi para cima desde o começo e, contando com um inspirado Maikon Leite, buscava o gol. Primeiro, aos 9min, o atacante arriscou à direita da meta, após jogada com Paulinho e Bruno Mineiro.

Aos 21min, o mesmo Paulinho lançou e Bruno cabeceou, mas a bola foi à esquerda da meta flamenguista. Depois, aos 36, Maikon Leite recebeu passe na área, tocou com desvio, a bola foi em direção ao gol e Marcelo Lomba defendeu sem maiores perigos.

Nervoso, o Flamengo contava apenas com o meio-campista Petkovic, que dava boas enfiadas de bola, mas não conseguia levar sua equipe ao ataque.

Assim, o Atlético continuou buscando o gol. Aos 37min, Maikon Leite pegou a bola na intermediária e chutou forte, no travessão, levando a torcida ao delírio. Nos cinco minutos finais, o jovem atacante continuou fazendo a diferença.

Primeiro, recebeu passe na direita, cruzou rasteiro para Paulo Baier que, na pequena área, desviou mal, ao lado da meta flamenguista. No último minuto, o atacante disparou pela direita, invadiu a área e finalizou em cima de Ronaldo Angelim.

Na etapa complementar, o mesmo Maikon Leite continuou bem. O avançado recebeu passe na grande área, girou sobre o marcador e finalizou à esquerda da meta, levando perigo ao time visitante, que nada conseguia fazer contra a velocidade rival.

Em outras três oportunidades o jogador abusou das jogadas de velocidade e tentava cavar faltas e pênaltis para a equipe paranaense.

O Flamengo continuava embolado no meio e penava para produzir boas jogadas de ataque. A grande atuação do Atlético-PR seria premiada com um gol, aos 36min do segundo tempo. Paulo Baier cobrou escanteio fechado e Manoel desviou de cabeça para o fundo das redes.

Na próxima quarta, o time paranaense - que agora tem 17 pontos na competição - encara o Grêmio Prudente, no interior de São Paulo. O Flamengo, por sua vez, estacionou nos 20 pontos e enfrenta o Atlético-MG, na quinta-feira, no Maracanã.

FICHA TÉCNICA

Atlético-PR 1 x 0 Flamengo

Gols

Atlético-PR: Manoel, aos 36min do segundo tempo Ponto Forte do Atlético-PR

A velocidade de Maikon Leite, o melhor jogador em campo

Ponto Forte do Flamengo

Jogou apenas nos minutos iniciais e sumiu no resto do jogo

Ponto Fraco do Atlético-PR

Criou boas jogadas no ataque, mas penou nas finalizações

Ponto Fraco do Flamengo

Cansou no primeiro tempo e não tinha poderio ofensivo

Personagem do jogo

Maikon Leite, que jogou com velocidade e comandou o ataque atleticano

Esquema Tático do Atlético-PR 4-4-2

Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo e Paulinho; Olberdam (Bruno Costa), Chico, Marcelo (Branquinho) e Paulo Bater; Maikon Leite e Bruno Mineiro (Deivid). Técnico: Paulo César Carpegiani

Esquema Tático do Flamengo 4-4-2

Marcelo Lomba; Leonardo Moura, Jean, Ronaldo Angelim e Juan; Correa, Willians, Renato e Petkovic (Kleberson); Val Baiano (Vinicius Pacheco) e Leandro Amaral (Cristian Borja). Técnico: Rogério Lourenço

Cartões Amarelos

Atlético-PR: Paulo Baier e Bruno Mineiro

Prudente: Borja e Willians

Árbitro

Carlos Eugênio Simon (RS)

Local

Arena da Baixada, em Curitiba (PR)