Astro da Holanda aparece em Mundial e ovaciona brasileiros

Dassler Marques, Portal Terra

EINDHOVEN - Presença mais aguardada do Mundial Paraolímpico de Natação, o astro holandês Pieter van den Hoogenband enfim atendeu às expectativas e apareceu de verdade nesta quarta-feira em Eindhoven, na Holanda. Após uma passagem meteórica na terça, Pieter entregou medalhas e aproveitou para ovacionar a equipe brasileira, entre as cinco melhores da competição.

"Estou orgulhoso de vê-los aqui competindo. A técnica deles é fantástica e se combina com força e uma mentalidade também muito forte", disse Hoogeband a respeito do time brasileiro. No pódio, ele entregou o ouro dos 400m livre para Andre Brasil, um dos destaques da competição com cinco medalhas.

Andre elogiou o holandês, referência para a natação do país. "Brinquei com ele. Disse que se estivesse nadando, chegaríamos colados. Foi uma honra receber o prêmio das mãos dele, que é um mito das piscinas, foi um grande nadador olímpico. Tinha uma técnica forte, como o Cielo".

Pieter van den Hoogenband é quem dá nome ao estádio em Eindhoven onde é disputado o Mundial Paraolímpico. Aposentado há duas temporadas, o holandês entrou para a história especialmente nos Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000.

Um ano depois de vencer seis ouros no Europeu de 1999, Hoogenband foi decisivo em um período chave da natação mundial. Na Olimpíada de Sidney, pôs fim ao império do bicampeão olímpico Alexander Popov, vencendo os 100 m livre. Nos 200 m, superou ninguém menos que o ídolo australiano Ian Thorpe, dentro de seu país. Quatro temporadas depois, em Atenas, repetiu mais um ouro e outra prata.

O repórter viajou a convite do Comitê Paraolímpico Brasileiro