"Cala boca Fernando Alonso" lidera entre os tópicos do Twitter

Portal Terra

DA REDAÇÃO - O descontentamento do público que acompanha a Fórmula 1, principalmente os brasileiros, com a ultrapassagem de Fernando Alonso sobre Felipe Massa tomou conta do microblog Twitter, neste domingo. Após a vitória do piloto espanhol no GP da Alemanha, o tópico "Cala boca Fernando Alonso" foi o mais redirecionado pelos internautas no site de relacionamentos virtuais em todo País.

Os protestos contra Fernando Alonso e a Ferrari, equipe dos dois pilotos, são decorrentes de uma manobra que mudou o destino da corrida e escancarou a preferência da escuderia pelo espanhol. Após liderar a prova até a 49ª volta, Felipe Massa recebeu a seguinte mensagem pelo rádio do diretor da Ferrari, que, de maneira indireta, indicava que o brasileiro deveria permitir a ultrapassagem de seu companheiro de equipe, que vinha em segundo: "Fernando é mais rápido que você, entendeu a mensagem?".

Revoltados, internautas culparam a escuderia italiana pela derrota de Massa, que se assemelha muito a outro episódio que manchou a Fórmula 1 e o orgulho brasileiro. No Grande Prêmio da Áustria de 2002, Barrichello cedeu a primeira posição a Schumacher já perto da linha de chegada, quando ambos também faziam parte da Ferrari.

Referências ao episódio envolvendo Barrichello, ao orgulho que o Brasil tinha de Ayrton Senna, e duras críticas à Ferrari e à principal categoria do automobilismo deram o tom das frases de protesto direcionadas ao piloto Fernando Alonso. Com o resultado, aliás, o espanhol chega à 123 pontos e ganha fôlego na competição, apesar de permanecer em quinto lugar na classificação geral. O líder continua sendo o inglês Lewis Hamilton, que chegou em quarto lugar no GP alemão.

Nem a punição da Ferrari pelos comissários da prova amenizaram os críticos mais exaltados. Além de ser considerada irrisória - a escuderia seria multada em 100 mil dólares (R$ 176 mil) -, a punição não foi considerada suficiente para apagar a "vergonha" que marcou o mais novo episódio polêmico da F1, de acordo com alguns internautas. No Twitter também foram comentados desentendimentos anteriores entre Massa e Alonso, como uma discussão que tiveram no ano passado, quando ainda competiam em equipes rivais.