Depois de 32 anos, Muricy chega à Seleção Brasileira

Thaise Constancio, JB Online

RIO - A CBF acaba de anunciar Muricy Ramalho como novo técnico da Seleção Brasileira. O treinador do Fluminense esteve em reunião com Ricardo Teixeira desde a manhã desta sexta-feira (23). Ele vai comandar a renovação da equipe até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Ontem, Muricy levou o Fluminense à liderança do Campeonato Brasileiro e hoje já tem nova função. Nas Laranjeiras desde abril, ele tem contrato até o fim de 2010. Ricardo Teixeira informou que ele terá que deixar as Laranjeiras porque não será possível acumular o comando da amarelinha e do tricolor carioca.

Muricy foi eleito duas vezes como melhor técnico do Campeonato Brasileiro: em 2005 e 2008. A carreira de treinador começou no Puebla do México, em 1993. Depois, passou a ser auxiliar técnico de Telê Santana, ídolo do São Paulo e do Fluminense. Ele também atuou no Shangai Shenhua (China), em 1998.

Foi bicampeão pernambucano pelo Náutico, em 2001 e 2002, com o Internacional ganhou o campeonato gaúcho de 2003 e 2005 e à frente do São Caetano foi campeão paulista em 2004. Ele deslanchou no São Paulo, onde alcançou o tricampeonato nacional consecutivo em 2006, 2007 e 2008.

No passado ele perdeu a oporunidade de fazer parte da seleção. Em 1978, quando atuava como meio-campo, ele sofreu grave lesão no joelho justamente quando o técnico Coutinho fazia a convocação da equipe que iria para a Argentina. Ele já confessou que essa foi sua maior frustração da carreira.

O próximo passo do novo técnico é preparar a lista de convocados para o próximo joga da seleção. O Brasil tem um amistoso contra os Estados Unidos no dia 10 de agosto e, de acordo com as regras da Fifa, a lista dos convocados tem que ser anunciado com, pelo menos, 15 dias de antecedência. Por ordem de Teixeira, a lista deve ter, somente, jogadores que atuam no Brasil.