Fifa teme "pesadelo" na abertura e cobra pontualidade de fãs

Portal Terra

JOHANNESBURGO - A comissão organizadora da Copa do Mundo na África do Sul pediu, nesta terça-feira, para que o público chegue com antecedência ao Estádio Soccer City para acompanhar a estreia dos anfitriões contra o México, no dia 11, temendo que o intenso trânsito transforme a cerimônia em um "pesadelo". Nos dois ensaios realizados até agora, esse foi o cenário encontrado pelas autoridades.

O secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, disse que os fãs devem chegar pelo menos uma hora antes do início da cerimônia de abertura, que irá preceder o jogo de estreia. "Nós temos que começar a Copa do Mundo com o estádio cheio. Seria triste se isso acontecesse apenas depois que os Bafana Bafana tivessem marcado contra o México", afirmou.

Para o amistoso da África do Sul contra a Colômbia, na última terça-feira, as vias que levam ao Soccer City tiveram um congestionamento de mais de 5 km. A primeira partida realizada no estádio, a final da Nedbank Cup, foi atrasada em meia hora por causa do trânsito.

Autoridades de Johannesburgo disseram que carros particulares serão impedidos de trafegar em um raio de 800 metros do estádio em dias de jogo. O público terá que estacionar nas proximidades e pegar ônibus para chegar ao local da partida, ou ir a pé.