Com "trapalhadas", Blatter lança Soccer City e IBC para Copa

Portal Terra

JOHANNESBURGO - O presidente da Fifa, Joseph Blatter, visitou nesta quarta-feira as instalações do Estádio Soccer City e do International Broadcast Centre (IBC), casa das emissoras com direito de transmissão da Copa do Mundo, em Johannesburgo.

Os dois eventos foram marcados por algumas trapalhadas da organização e de importantes personalidades que participaram da ocasião. A primeira aconteceu quando Blatter entregava flâmulas e placas da Fifa aos políticos da região. O presidente da maior entidade do futebol mundial foi entregar uma medalha ao prefeito de Johannesburgo, Amos Masondo, e o político acabou deixando cair no gramado.

"É importante para mostrar que esta medalha é de ouro mesmo", brincou Blatter, que em seguida teve de se desculpar por não ter uma medalha para o ministro dos Esportes, que representava o presidente, Jacob Zuma. "Ministro, vou pedir para arranjarem uma para você", brincou o presidente da Fifa.

No IBC, o suíço passou por outro momento de gafe dos organizadores. Ao visitar o centro de controle do local, Blatter teria que ligar as gigantes telas de televisão com um controle remoto. Porém, antes mesmo de apertar o botão, a TV ligou sozinha. "Vocês veem como vai ser moderno daqui para a frente. Nem apertei o botão e o televisor já ligou. Estou feliz com essa modernidade", brincou novamente o presidente da Fifa.

Além de visitar as instalações do Soccer City e do IBC, o presidente da Fifa lançou uma placa dentro do estádio, em que credenciava a arena como uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. O Soccer City teve sua primeira partida oficial no dia 22 de maio, na final da Nedbank Cup. O estádio, que será o palco de abertura e encerramento da Copa, ainda recebeu um amistoso da seleção da África do Sul contra a Bulgária, no dia 27 de maio.