Valcke: olhos estarão todos voltados para EUA x Inglaterra

Celso Paiva - Fábio de Mello Castanho, Portal Terra

JOHANNESBURGO - Em entrevista com os principais nomes do Comitê Organizador da Copa 2010, a questão da segurança foi mais uma vez um ponto bastante debatido e os supostos planos de atentados terroristas contra partidas do Mundial foram abordados pelos jornalistas.

O jogo que gera maior preocupação é o duelo entre Estados Unidos e Inglaterra, no dia 12 de junho, em Rustemburgo. Tentando amenizar a situação, o secretário geral da Fifa, Jérome Valcke, garantiu que todas as preocupações estão sendo tomadas para que nenhum desastre aconteça.

"Depois de tudo que foi noticiado, tenho certeza que todos os olhos da segurança da Copa do Mundo estarão voltados para a partida Estados Unidos e Inglaterra. Este jogo terá um altíssimo nível de segurança, acho que se há um jogo no qual ninguém vai encostar é nesse".

Valcke também fez questão de enfatizar que a delegação norte-americana, sempre visada por diversos grupos terroristas, está totalmente segura na África do Sul. "Eu soube que a CIA vistoriou o hotel, o shopping na região, conversou com várias pessoas. Então acho que o lugar mais seguro do mundo hoje é o hotel dos Estados Unidos".

O secretário geral da Fifa se mostrou completamente calmo com a segurança de jogadores e torcedores estrangeiros. "Muitos falam que o serviço secreto sul-africano não está capacitado. Mas temos que ressaltar que eles não trabalharão sozinho. Terão ajuda de várias outras polícias de outros países que participarão da Copa. Como é o caso dos Estados Unidos, que trouxe membros da CIA para cá".