Sonho todos os dias em ser campeão do mundo, diz Lugano

Portal Terra

JOHANNESBURGO - A imprensa internacional pode prever o que quiser, mas nada tirará a confiança de Diego Lugano no Uruguai. O ex-zagueiro do São Paulo afirmou com todas as letras que a seleção bicampeã mundial pode conquistar o tri na Copa do Mundo de 2010. Ele ainda completou apontando que até que seja eliminado da competição não despertará desse sonho.

Depois de uma classificação difícil ao torneio da África do Sul, obtida somente na repescagem das Américas contra a Costa Rica, Lugano se mostra muito feliz com o rendimento de sua equipe, que em 26 de maio goleou em casa Israel por 4 a 1.

A partida representou o último encontro dos uruguaios com a torcida antes do embarque para o continente africano e serviu para "fortalecer" o grupo de jogadores, segundo avaliou o defensor em entrevista ao jornal local El País.

Ele lembrou que até o presidente José Mujica estava no Estádio Centenario, em Montevidéu, para prestigiar os atletas, resultando em uma festa que jamais aconteceu nem na época das grandes conquistas do Uruguai, bicampeão olímpico de futebol e também do Mundial.

Depois disso, o capitão celeste passou a acreditar ainda mais em algo com o qual diz sonhar "todos os dias": ser campeão na África do Sul. Lugano ainda disse que esse objetivo passa pela cabeça de todos os comandados do técnico Oscar Tabárez e ficará vivo até que "alguém golpeie" o Uruguai para fora do campeonato.

De qualquer forma, Lugano admitiu que o Uruguai, integrante do Grupo A da Copa ao lado de África do Sul, França e México, não está entre os principais favoritos ao título.

Para o zagueiro, esses são a Espanha, que "indiscutivelmente é a (seleção) que melhor joga" no mundo; e a Argentina, que "também indiscutivelmente tem os melhores jogadores".