Mundial de vôlei: Juliana e Larissa são campeãs pela primeira vez

JB Online

RIO DE JANEIRO - As campeãs pan-americanas Juliana e Larissa quebraram, neste DOMINGO (30.05), em Seul, mais um tabu em suas vitoriosas carreiras. Ao derrotarem as norte-americanas Angie Akers e Tyra Turner, as brasileiras venceram pela primeira vez a etapa sul-coreana do Circuito Mundial de vôlei de praia. O bronze do quarto torneio da temporada ficou com as campeãs mundiais Jennifer Kessy e April Ross, também dos Estados Unidos, que venceram as brasileiras Talita e Maria Elisa.

Depois de ficarem em terceiro lugar em 2007, quarto em 2008 e sétimo em 2009, Juliana e Larissa foram campeãs pela primeira vez em capital sul-coreana. O 31º título da parceria na história do Circuito Mundial veio após a vitória em dois sets (21/11 e 21/18) diante das norte-americanas Akers e Turner.

"Ainda não tínhamos conseguido jogar bem em Seul e viemos de um torneio ruim em Roma, então estávamos muito motivadas para ir bem nesta etapa. Trabalhamos muito duro e não gostamos de perder. Vencer em um país onde nunca tínhamos sido campeãs faz desta conquista ainda mais especial. A Larissa jogou muito bem na final, como fez durante toda a competição", comenta Juliana.

A festa brasileira em Seul só não foi completa porque Talita e Maria Elisa não conseguiram subir ao pódio. A dupla, campeã da etapa sul-coreana em 2009, perdeu para as campeãs mundiais Kessy e Ross por 2 sets a 1 (21/15, 20/22 e 8/15) na disputa de terceiro lugar.

O título na Coreia do Sul deixou Larissa e Juliana mais perto das campeãs mundiais no ranking do Circuito Mundial. Agora, a vantagem de Kessy/Ross é de apenas oitenta pontos: 2.300 contra 2.220. As alemãs Goller e Ludwig, com 1.680 pontos, ocupam a terceira colocação. Talita/Maria Elisa, em quarto, com 1.660, e Maria Clara/Carolina, em sexto, com 1.340, também estão bem colocadas na classificação.

Depois da Coréia do Sul, a próxima parada do Circuito Mundial 2010 será em Moscou, entre os dias sete e 13 de junho, no segundo Grand Slam da competição. Juliana/Larissa, Talita/Maria Elisa, Maria Clara/Carolina e ngela/Val estão asseguradas na fase principal, enquanto Vivian/Taiana jogará o qualifying.