Zagueiro espanhol pode bater recorde de Garrincha neste sábado

Portal Terra

DA REDAÇÃO -

Carlos Marchena não é driblador, artilheiro, campeão mundial e nem uma lenda do futebol mundial, mas pode superar um feito que Garrincha levou 11 anos para construir. Caso entre em campo neste sábado e ajude a Espanha a derrotar a Arábia Saudita, em jogo amistoso, o zagueiro do Valencia será o jogador com a maior série imbatível de jogos por uma seleção.

Marchena está invicto há 49 partidas pela seleção espanhola - mesmo número do brasileiro das pernas tortas, bicampeão mundial pelo Brasil em 1958 e 1962. A última derrota do espanhol com seu país foi em 2004 - 1 a 0 diante da Grécia, ainda na preparação para a Eurocopa daquele ano, disputada em Portugal.

Desde então, Marchena acumulou 41 triunfos e oito empates quando esteve em campo pela Espanha, que marcou 99 vezes e sofreu 20 gols nesses jogos. O zagueiro, vale lembrar, não atuou no último revés da equipe de Vicente del Bosque, por 2 a 0 para os Estados Unidos, na última Copa das Confederações.

Garrincha tem uma série melhor que a de Marchena. O camisa 7 somou 43 vitórias e seis empates pelo time verde-amarelo, com 143 gols pró e apenas 33 contra.

Apesar da iminência do recorde, Marchena lembrou que depende da escalação de Del Bosque e, obviamente, de um bom resultado da Espanha para conseguir superar a marca de Garrincha.

O defensor afirmou que aguarda ansiosamente o momento de bater o recorde, mas admitiu que poderia sacrificar esse feito caso a seleção necessite da vitória.