Trânsito no Soccer City melhora, mas ainda é problema para Copa

Celso Paiva, Portal Terra

JOHANNESBURGO - Os organizadores da Copa de 2010 haviam adiantado: o jogo entre África do Sul e Colômbia seria o verdadeiro teste para se avaliar os problemas de trânsito no Soccer City. Depois de enfrentar várias críticas por conta do congestionamento em dois jogos em Johannesburgo, eles sabiam que precisavam agir e dar uma resposta à altura.

Por isso, no duelo desta quinta-feira, colocaram em vigor o "Park and Ride" (pare e seja conduzido), a grande iniciativa que pretende acabar com o problema do transporte e que consiste em o torcedor parar seu carro em pontos específicos da cidade e seguir em um ônibus da organização. A medida resolve em termos o problema do fraco transporte público e agrada os sul-africanos, que têm o costume de necessitarem de seus veículos próprios.

Depois de divulgar a novidade constantemente nos noticiários sul-africanos, a situação melhorou no trajeto de ida dos fãs ao estádio, mas definitivamente ainda não é a ideal. Ainda não há sinalização na cidade para os pontos do "Park and Ride" e muitas pessoas que estavam desavisadas do novo sistema tiveram que parar seus carros a mais de 5 km de distância do Soccer City, já que todas as ruas em torno do estádio foram bloqueadas.

Porém, se por um lado, se resolveu o problema do trânsito, por outro gerou insegurança de diversos fãs do Bafana Bafana que tiveram que andar todo esse trajeto em ruas escuras e sem policiamento no duelo marcado às 20h30 (horário local). Fora isso, por conta do longo deslocamento e da aglomeração na entrada minutos antes da partida, vários torcedores chegaram novamente com a partida em andamento.

Na saída da partida, que terminou com a vitória da África do Sul por 2 a 1, outra situação delicada. Torcedores que seguiram com seus carros para o estádio demoraram mais de uma hora para andar um trajeto de 10 km, isso já por volta da 0h, em Johannesburgo. Ônibus de linha também voltaram a ter filas quilométricas, como se viu na abertura da arena, no sábado passado.