Atlético-GO vence em casa e leva vantagem para Salvador

Portal Terra

GOINIA - O Atlético-GO está a um empate de sua primeira final de Copa do Brasil. Jogando em casa, nesta quarta-feira, o time goiano derrotou o Vitória por 1 a 0 na partida de ida da semifinal da competição nacional, levando a vantagem para o segundo jogo em Salvador.

Para ficar com a vaga na final, o Vitória precisa vencer por dois gols de vantagem ou triunfar por 1 a 0 para levar a decisão para os pênaltis. Já o Atlético-GO pode avançar até se perder por um gol de diferença desde que balance as redes adversárias.

Na partida desta noite, o Vitória começou melhor, mas o Atlético-GO conseguiu dominar o jogo a partir da metade do primeiro tempo e chegou ao gol do triunfo com Rodrigo Tiuí aos 9min da etapa final.

Antes de decidirem a vaga na final da Copa do Brasil, as duas equipes têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro. O Vitória recebe o Flamengo no sábado, às 18h30 (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Atlético-GO vai ao Maracanã enfrentar o Fluminense.

O jogo

Semifinalistas da Copa do Brasil menos "badalados" do que Santos e Grêmio, Atlético-GO e Vitória não decepcionaram e fizeram uma boa partida. O início do confronto foi dominado pelo time baiano, que, mesmo jogando fora de casa, criava as melhores oportunidades.

Logo aos 3min, após corabnça de falta para área, Márcio saiu mal e a bola sobrou para a cabeçada de Reniê, que só não abriu o marcador porque o goleiro do Atlético-GO recuperou-se da falha e fez grande defesa.

Em seguida, aos 5min, Neto Berola arrancou livre pela direita e cruzou fraco para Júnior. A zaga do Atlético-GO tentou fazer o corte e devolveu para Berola, que isolou a bola. Pressionado, o time da casa respondeu aos 9min, quando Pituca arriscou da entrada da área e parou na defesa de Viáfara.

Animado com a chance criada, o Atlético-GO passou a atacar com frequência e chegou bem com Thiago Feltri e Pituca. Em uma das melhores chances, aos 39min, Robston cabeceou e viu Viáfara executar grande defesa.

A pressão goiana continuou no segundo tempo e deu resultado aos 9min. Ayrton fez jogada pela direita e cruzou para a área. Livre, Rodrigo Tiuí chutou e a bola bateu por duas vezes na trave antes de entrar.

A partir do gol do Atlético-GO, a partida ficou "truncada". O time da casa tentava ir ao ataque, mas sem muita efetividade. Já o Vitória parecia não ter forças para chegar ao empate. Contudo, aos 37min, Elkeson avançou pela direita e só não deixou tudo igual porque Márcio fez grande defesa.

Contudo, o Vitória não conseguiu o empate. O Atlético-GO, por sua vez, teve Elias, que havia substituído Pituca, expulso.

FICHA TÉCNICA

Atlético-GO 1 x 0 Vitória

Gol

Atlético-GO

Rodrigo Tiuí, aos 9min do segundo tempo

Ponto Forte do Atlético-GO

Reagiu no primeiro tempo, impulsionado principalmente pelas jogadas de Pituca e Robston

Ponto Forte do Vitória

Bom começo de primeiro tempo, criando chances para abrir o marcador

Ponto Fraco do Atlético-GO

Começou o jogo ¿assustado¿, levando forte pressão do Vitória. Nem parecia que estava jogando em casa

Ponto Fraco do Vitória

Desperdiçou muitas chances de gol no início da partida, o que acabou lhe custando caro

Personagem do jogo

Rodrigo Tiuí. Marcou o gol que deu ao triunfo ao Atlético-GO

Lance bizarro

Aos 5min do primeiro tempo, Neto Berola arrancou com liberdade e cruzou fraco. Um zagueiro do Atlético-GO tentou cortar, mas errou o chute e deixou no pé de Berola, que, por sua vez, isolou a bola

Esquema Tático do Atlético-GO

4-4-2

Márcio; Ayrton, Welton Felipe, Gilson e Tiago Feltri; Agenor, Pituca (Elias), Ramalho e Robston; Rodrigo Tiuí (Erandir) e Juninho (Marcão)

Técnico: Geninho

Esquema Tático do Vitória

4-4-2

Viáfara; Neto Coruja, Walace, Reniê e Maurim; Uelliton, Vanderson, Elkeson e Bida; Neto Berola (Marcos Bambam) e Júnior

Técnico: Ricardo Silva

Cartões Amarelos

Atlético-GO

Gilson e Robston

Cartão Vermelho

Atlético-GO

Elias

Árbitro

Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)

Local

Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)