Contagem regressiva para Dunga anunciar lista da Copa

Jornal do Brasil

RIO - O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, anuncia terça-feira, às 13h, em um hotel na Barra da Tijuca, os 23 jogadores que irão à Copa da África do Sul buscar o sexto título mundial. Se nomes como Julio Cesar, Kaká, Maicon, Lúcio, Luis Fabiano, Juan e Daniel Alves dormiram o sono dos justos, a noite de segunda-feira deve ter sido apreensiva para alguns atletas que ainda esperam ser confirmados.

A expectativa é saber se Dunga apresentará novidades. As poucas dúvidas que restam são palpitantes. Principalmente em relação aos outros sete jogadores que vão compor a pré-lista de 30 nomes a ser entregue pela CBF à Fifa.

Uma das incógnitas recentes passou a ser Adriano. Destaque absoluto na conquista do título brasileiro pelo Flamengo, no ano passado, o atacante vive uma temporada de ausência nos treinamentos e polêmicas dentro e fora dos gramados. Também com problemas de peso, o Imperador pode ter desperdiçado a oportunidade de disputar mais uma Copa do Mundo. Embora Dunga goste de Adriano, suas atitudes são contrárias àquelas pregadas pelo treinador.

Outra expectativa é sobre a convocação dos Meninos da Vila Neymar e Paulo Henrique Ganso, ambos em fase espetacular no Santos. Se, por um lado, é difícil que os jovens estejam na lista dos 23, pode ser, no entanto, que eles figurem entre os sete suplentes.

Dúvidas no gol e na lateral

As maiores dúvidas estão no anúncio dos laterais esquerdos e dos dois goleiros reservas. Júlio Cesar é o titular absoluto da camisa 1, mas Doni (Roma), Gomes (Tottenham) e Vitor (Grêmio) disputam as outras duas vagas. Já na lateral está tudo em aberto. Michel Bastos (Lyon), Gilberto (Cruzeiro), André Santos (Fenerbahce) e Marcelo (Real Madrid) brigam pelos dois lugares.

Do outro lado, na direita, Maicon (Inter de Milão) e Daniel Alves (Barcelona) estão certos. Da mesma forma que os zagueiros Juan (Roma), Lúcio (Inter de Milão) e Luisão (Benfica). Nesse caso, a última vaga na defesa está entre Thiago Silva (Milan) e Miranda (São Paulo).

No meio-campo, deverão ser confirmados Felipe Melo (Juventus), Júlio Baptista (Roma), Ramires (Benfica), Kaká (Real Madrid), Elano (Galatasaray) e Gilberto Silva (Panathinaikos). Os volantes Kleberson (Flamengo) e Josué (Wolfsburg) são os favoritos paras as duas vagas restantes, mas Ganso (Santos) e Ronaldinho Gaúcho (Milan) podem ser surpresas.

O ataque, que parecia estar fechado, abriu um lugar graças à má fase de Adriano. O artilheiro Luis Fabiano (Sevilla) mais Robinho (Santos) e Nilmar (Villarreal) são nomes certos de Dunga. O Imperador ainda pode estar na lista principal, mas atualmente ganhou a concorrência de Neymar (Santos), Grafite (Wolfsburg) e Diego Tardelli (Atlético-MG).