Aterro recebe ronco dos motores no ar pela segunda vez

Fernanda Prates, Jornal do Brasil

RIO DE JANEIRO - Três anos após o sucesso da Red Bull Air Race de 2007, os pilotos voltam a cortar os céus cariocas hoje, às 11h15, na corrida oficial do evento. Mas, se para os espectadores é tudo pura diversão, os pilotos da Red Bull Air Race têm que se preparar antes das corridas. O treinamento varia para cada piloto, mas uma coisa é consenso: boa forma é essencial para aguentar a Força G nas alturas.

Você tem que estar fisicamente preparado. É bom manter os músculos, especialmente do abdômen, firmes, e manter o trabalho constante o ano todo. Até porque nós, pilotos, somos como maratonistas que fazem sprints no ar.

Já o russo Sergey Rakhmanin tem uma estratégia para suportar as forças G: treinos na piscina. Orgulhoso de sua capacidade de apneia, o piloto afirma que isso é útil quando submetido a cerca de sete segundos sob forças de 10G.

Além de abdominais, eu nado, consigo ficar muito tempo debaixo d'água. Assim, prendo a respiração quando a força G é muito alta. Antes, eu já cuidava da forma, mas na Red Bull Air Race, como os tempos sob a Força G são mais longos, intensifiquei.

Já Adilson acredita que, além da forma física, os pilotos precisam cuidar do psicológico.

É tudo um grande estresse físico e mental. Você tem que estar preparado mentalmente. Essa, aliás, é a grande diferença entre fazer um bom tempo e um tempo razoável.